CAPELA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

alt


Situada na região central da cidade, a capela construída no século XIX possui estilo arquitetônico e imagens sacras remanescentes do século XVIII, além de objetos em estilo rococó em seu interior. Referência da religiosidade negra e suas manifestações culturais (como o Congado, o Candombe e a Missa Conga), a capela foi tombada pelo decreto municipal no.234 de 05 de abril de 2001.


Endereço: Rua Marechal Deodoro da Fonseca com Rua Nossa Senhora do Rosário, s/n - Centro

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

alt


Situada no ponto mais alto da cidade, possibilita uma visão panorâmica da lagoa central. Possui características arquitetônicas remanescentes do século XVIII, embora a construção seja datada de fins do século XIX. É tombada pelo decreto municipal no.234, de 05 de abril de 2001.


Endereço: Praça Efigenia Guimarães, s/n - Morro do Cruzeiro

CAPELA DE SANT'ANA
Localizada no terreno pertencente à Fazenda Fidalgo, a capela do século XVIII está relacionada aos primeiros povoadores recentes do local, descendentes dos bandeirantes. Sua inquestionável importância histórica contribuiu para que fosse incluída no projeto “Igreja Segura”, do Ministério Público, que visa combater o roubo de imagens e obras de arte no interior das igrejas. Tombada pelo decreto municipal no.846, de 09 de julho de 2008.


Endereço: Fazenda Fidalgo - Lapinha

ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR LUND
O local onde hoje funciona a escola serviu de residência ao ilustre dinamarquês que viveu em Lagoa Santa no século XIX, que foi homenageado com o nome da primeira escola do município. Em 1914, foi inaugurada como “Grupo Escolar Dr. Lund”, com grande festa onde estiveram presentes importantes membros da sociedade lagoassantense. Nos anos 1970, a escola passou a ser administrada pelo governo estadual, passando a se chamar Escola Estadual Dr. Lund. É tombada pelo decreto municipal no. 234, de 05 de abril de 2001.


Endereço: Praça Dr. Lund, 33 - Centro

CASARÃO DE MAMACA
Construído em meados do século XIX, o sobrado em estilo colonial é uma das poucas construões da época que restaram na cidade. Construída para servir de residência familiar, o casarão pertenceu a um abastado fazendeiro da região, Sr. Joaquim Francisco de Freitas, que residiu no casarão até o seu falecimento, ocorrido em 1931. Atualmente, a edificação é utilizada pelos herdeiros para fins comerciais, e foi tombado pelo decreto no. 550 de 24 de outubro de 2005.


Endereço: Praça Dr. Lund, 85 - Centro

GRUTA DA LAPINHA

O imóvel da Gruta da Lapinha – Distrito de Lapinha – Foi tombado pelo decreto nº 234/2001 de 05 de abril de 2001. Ver descrição em Pontos Turísticos.


LAGOA CENTRAL
A Lagoa Central – Av. Getúlio Vargas – Foi tombado pelo decreto nº 234/2001 de 09 de abril de 2001. Ver descrição em Pontos turísticos .


TUMULO LUND
O Túmulo Dr. Lund – Rua Caiçara s/nº - Foi tombado pelo decreto nº 234/2001 de 05 de abril de 2001. O túmulo Dr. Lund também foi tombado em nível federal pela inscrição nº 331, livros históricos. Pg. 55 de 09 de maio de 1960. Ver descrição em Pontos turísticos


CONJUNTO DE IMAGENS DE NOSSA SENHORA DAS DORES E NOSSO SENHOR DOS PASSOS
O bem móvel do conjunto de imagens de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos – Matriz Nossa Senhora da Saúde – Centro – Foi tombado pelo decreto nº 920/2009 de 26 de março de 2009.