A Prefeitura de Lagoa Santa através da Diretoria de Meio Ambiente iniciou no ano de 2004 o Programa de Coleta Seletiva na cidade, o que possibilitou a criação de uma associação dos catadores de materiais recicláveis – ASCAMARE.

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lagoa Santa – ASCAMARE, localizada na Rua José Bispo Lisboa, nº 260, Bairro Pôr do Sol, existe desde 2003 e, iniciou suas atividades, de fato, em 2004. Em parceria com a Prefeitura, através da Diretoria de Meio Ambiente, a ASCAMARE, atualmente, recolhe e destina de forma ambientalmente correta várias toneladas de materiais recicláveis, evitando, deste modo, que todos estes materiais sejam descartados em aterros ou clandestinamente provocando sérios danos ambientais.

A mobilização para a formação de uma associação que reunisse todos os catadores de recicláveis de Lagoa Santa iniciou em 2002. Inicialmente foi feito um levantamento para identificar todos os catadores; em seguida foram realizadas muitas reuniões com técnicos do CETEC, da Secretaria de Meio Ambiente e os catadores. O objetivo de tais reuniões era a capacitação dos catadores e de multiplicadores do projeto. Após muitas oficinas, seminários e fóruns lixo e cidadania, a semente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lagoa Santa estava pronta para germinar e se desenvolver.

O primeiro Estatuto Social da ASCAMARE data de 04/12/2002 e, foi oficialmente registrado em 30/05/2003. O primeiro presidente da ASCAMARE foi Adão de Souza (já falecido) que muito trabalhou para a formação da associação. Desde então muita coisa já mudou; muitos dos integrantes iniciais saíram, outros tantos entraram, num exercício constante de aprendizado, trabalho em equipe e compartilhamento dos ganhos e das perdas.

Hoje se pode dizer que a ASCAMARE já atingiu um certo grau de maturidade, aprendizado e competência para desenvolver o seu importante trabalho. Certamente ainda tem muitas coisas para aprender, procedimentos para serem aperfeiçoados e melhorados para tornar o trabalho cada vez mais eficiente. O caminho é longo, mas temos certeza que é um caminho sem volta, pois, não podemos mais regredir, só progredir, caminhar para frente com esperança em um mundo melhor e sustentável ambientalmente.

Praticar a coleta seletiva dos materiais que podem ser reciclados é um gesto de amor para com o Planeta Terra, nossa única casa e, fundamental para a sustentabilidade dos recursos e manutenção da vida, incluindo a nossa!

A ASCAMARE em parceria com a Prefeitura Municipal promove a coleta em diversos locais da cidade, como empresas, indústrias, comércios, escolas municipais, bem como a coleta porta-a-porta efetuada em alguns bairros e condomínios, e com pretensão para atendimento para toda a cidade até o fim do ano de 2010.

O Programa está em fase de expansão, agora já inclui a coleta em quase todos os bairros da cidade, bem como o atendimento a pequenos geradores (pessoas as quais o bairro ainda não é atendido pela Coleta Seletiva, mas que tem interesse em participar do programa).

A coleta seletiva no município, já segue uma tendência mundial, a separação dos rejeitos em apenas dois grupos distintos, o que é reciclável e o que não é reciclável. Isso facilita a participação da comunidade e não traz transtornos aos catadores da associação, pois, todo o material que chega ao galpão precisa de uma minuciosa triagem para separação e possibilidade de venda do material. 

Outro passo constitui na implantação da coleta seletiva em todas as repartições públicas do Município de Lagoa Santa, feita a partir da educação ambiental de seus funcionários e separação do material reciclável da repartição. 

Todo esse projeto, alicerçado sobre o parâmetro da melhoria da qualidade ambiental, possibilidade de aquisição de renda para varias famílias, bem como o desenvolvimento sustentável da cidade se faz com o apoio estrutural e logístico da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, que fornece o galpão, caminhões e motoristas para a coleta, em um esforço constante para que não hajam catadores de rua e uma infra-estrutura que proporcione a qualidade de trabalho dos associados.

Para aqueles que quiserem participar, devem entrar em contato com a Diretoria de Meio Ambiente, através do telefone 3688-1369/ 1370, ou encaminhar diretamente à ASCAMARE.

Veja como você pode participar:

1.    Reserve um ou dois locais na casa, de fácil acesso, para colocar um balde, fixar um saco ou sacola; comunique a todos os moradores que a partir de agora faremos parte de um grupo de pessoas que tem atitudes ambientalmente corretas.
2.    Não deixe este material na chuva, evitando estragá-lo e evitando assim que o mosquito da dengue encontre local propício para sua proliferação.
3.   Você não precisa separar por categoria (papel, vidro, metal e plástico). Tudo o que for reciclado, pode ser embalado junto. O trabalho de separação será realizado pela ASCAMARE.
4.    Vasilhames com resíduos de alimentos devem ser passados na água só para retirar o excesso, evitando mofo, odor e atração de animais indesejáveis (Ex.: lata de molho de tomate, caixinha de leite, caixinha de leite condensado, latinha cerveja e refrigerante).
5.    Procure separar todo o material reciclável possível, sem exceção. Na dúvida sobre o material ser ou não ser reciclável, pode colocá-lo junto. Caso não venha a ser reciclado, durante a separação pela Associação de Catadores, ele será destinado ao local correto.
6.    Vidro quebrado, seringa sem agulha e lâmina, merece atenção especial. Deve-se embrulha-los em papel ou jornal. Uma boa dica é usar caixinha de leite ou sabão em pó para acondicionar estes materiais.
7.    Agulha de seringa é sem dúvida um dos maiores perigos para quem manuseia lixo e materiais recicláveis. Atenção para esta dica: para evitar acidentes, abra a seringa, retire a agulha e a coloque dentro da seringa com a ponta da agulha para cima, em seguida, feche a seringa com o êmbolo, a agulha ficará presa, não oferecendo risco.

O que é reciclável

Papel – jornais, revistas, folhetos, cadernos, papelão, embalagem longa vida, tubinho de papelão, tubinho do rolo de papel higiênico, entre outros.
Plástico – garrafas de plástico de refrigerantes, materiais de limpeza e higiene, potes de margarina, shampoo, sacos e embalagens de plástico em geral, entre outros.
Vidros – embalagens em geral.
Metais – latinhas de alumínio, cerveja, refrigerantes, latas de óleo, conservas, tampas, panelas, entre outros.
Óleo de cozinha – deve ser embalado em garrafas plásticas e encaminhado junto aos demais recicláveis.
Pilhas e baterias – podem ser encaminhados juntamente dos recicláveis para a Associação.

O que não é reciclável:


Cerâmica, pratos, pirex, trapos de tecido, couro, pontos de cigarro, isopor (é reciclável, mas ainda em Minas Gerais não temos destino certo), papel carbono, fotografias, fitas e etiquetas adesivas, papel higiênico, lenço de papel, curativos, fraldas descartáveis, absorventes higiênicos, esponjas de aço, espelhos quebrados, entre outros.

Atenção: A cerâmica, couro, espelhos quebrados e qualquer outro objeto que você acredite que possa ser utilizado para fins de artesanato, podem também ser encaminhados juntamente dos outros materiais recicláveis para reutilização. A partir de julho/2009, uma parceria entre a Associação dos Artesãos/Lagoartessanta e ASCAMARE possibilitou a troca destes materiais por lanche para os catadores.