Criada em 1997 (a princípio organizada apenas como um Departamento) a Secretaria de Meio Ambiente – surgiu para viabilizar e fomentar a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, coordenando e integrando atividades ligadas à defesa do meio ambiente.

Em uma busca constante pela melhoria da qualidade ambiental, vem ao longo de anos desenvolvendo ações relacionadas à preservação do ambiente do município de Lagoa Santa, bem como o envolvimento social junto às diversas ações que desenvolve.

Entre os planos de trabalho está a inserção do componente ambiental nas ações de planejamento, exercendo função estruturante na execução das políticas públicas, procurando garantir que os investimentos e a aplicação da legislação ambiental permeiem todas as ações da Administração Municipal.

Atualmente desenvolve ações relacionadas à educação ambiental, preservação e reabilitação de áreas verdes e degradas da cidade, averiguação do enquadramento ambiental das diversas atividade econômicas e instituições presentes no município, entre outras atribuições pertinentes a Secretaria perante a dinâmica municipal.

Mais do que isso, em todas atividades e projetos que desenvolve, pauta-se pelos princípios que constroem a sustentabilidade ambiental do desenvolvimento de Lagoa Santa, buscando garantir qualidade de vida cada vez melhor para o maior número de pessoas.