A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que o telhado da Escola Municipal Dona Aramita, no bairro Francisco Pereira, apresentou graves problemas que comprometeriam a segurança dos servidores e das crianças que estudam na instituição. De acordo com o laudo emitido pela Defesa Civil Municipal, a cobertura de telhado colonial da escola que passou por intervenções estruturais e foi entregue em setembro de 2010, apresentou risco R4 (iminente queda). Dessa forma, a Semed realizou reunião emergencial com representantes e pais de alunos, e com a direção da escola, quando apresentou o plano de ação para que as crianças não tenham prejuízos no cumprimento do ano letivo que se encerra em 16 de dezembro, data em que se inicia o período de férias escolares.

Como o laudo da Defesa Civil solicitou a interdição e isolamento da área coberta, a Semed decidiu pela transferência provisória dos alunos para o "Espaço Educar", localizado à Rua Dr. José Magalhães Pinto, 270 - Santos Dumont.

Os 143 alunos do tempo integral (60 da manhã e 83 da tarde) serão atendidos normalmente nas escolas de origem até o final deste ano letivo, sendo elas: Escola Professora Claudomira, Mércia Margarida Lacerda Machado, Dr. Lund e Professor Mello Teixeira. Todas as medidas foram tomadas para adequar a estrutura das escolas para esta mudança. Foi providenciada a transferência de mobiliários e materiais necessários, adaptação da rota do transporte escolar para atender todos os alunos e adaptação das salas para receber os alunos a partir de hoje, 04 de novembro, quando todos os alunos retornarão as aulas normalmente.

Conforme o Termo de Recebimento dos serviços prestados ao município, a obra estrutural realizada na escola foi entregue em setembro de 2010, há exatos cinco anos e dois meses, e realizada pela empresa Comine Construtora Mineira Ltda.

A Semed já está providenciando os possíveis reparos.