ARTE E CULTURA

 

1. Feira de Arte e Artesanato na orla da lagoa

A feira de artesanato Lagoartessanta acontece todos os sábados das 9h às 17h, na rua João Pinheiro, entre as Avenidas João Daher e Acadêmico Nilo Figueiredo, e reúne cerca de 80 artesãos e artistas plásticos da cidade. A feira é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em parceria com a Associação de Artesãos Lagoartessanta que busca valorizar a riqueza da diversidade das manifestações artísticas e culturais da cidade. Nela encontra-se uma variedade de produtos produzidos pelos artistas locais. A feira foi criada em maio de 2010 e tornou-se uma ótima opção de compras de produtos da diversidade cultural local.

Localização: João Pinheiro, entre as Avenidas João Daher e Acadêmico Nilo Figueiredo

Contato: 3688-1390

 

 2. Doces e Quitandas Artesanais

Em Lagoa Santa, o valor cultural dos doces e quitandas está no fato de que a maior parte das receitas são passadas de geração em geração. A maior parte das doceiras encontra-se na região da Lapinha, onde a fabricação de doces e quitandas é uma tradição centenária. Boa parte delas aprendeu o ofício com a mãe ou a avó, em um tempo em que a produção era destinada somente ao consumo familiar.

 

3. Músicos

 

 Corporação Musical Santa Cecília

Fundada em 1842 por Peter Lund, a Banda Santa Cecília é um dos mais importantes patrimônios de Lagoa Santa. Já se tornou tradição a apresentação da Banda nas festas religiosas do município e em eventos como o Sete de Setembro e no aniversário de falecimento de Peter Lund. Desta forma, a Banda Santa Cecília vem conseguindo, ao longo dos anos, manter viva a memória musical de Lagoa Santa.

Contato: 3689-7630

 

Corporação Musical Lira Nossa Senhora da Saúde

A Associação Musical Lira Nossa Senhora da Saúde foi fundada em 20 de agosto de 1959. É uma entidade sem fins lucrativos, com finalidade do desenvolvimento musical, artístico e cultural do município. Promove também excursões de caráter educativo e cultural com o objetivo de difundir a ordem e a disciplina, bem como desenvolver o interesse pela arte. Atualmente é presidida pelo senhor Dely Machado e tem como maestro o senhor Demétrius Nogueira Lemos.

Contato: 3681-1574