Evento realizado pela Associação Mineira do Acidente Vascular Cerebral (Amavc), em parceria com a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, reuniu centenas de pessoas na orla da lagoa central no último domingo, 03/11, para celebrar a “Campanha do Dia Mundial do AVC”. O evento, aberto à população, começou por voltas das 9h e ofereceu por meio de uma estrutura física bem equipada lazer e informação ás pessoas presentes.

“Considero de grande relevância para a sociedade a iniciativa dos organizadores do evento, que além de informar sobre o AVC, envolveu as pessoas presentes nas ações que estavam sendo realizadas”, declarou o prefeito Dr. Fernando Pereira, que esteve no local prestigiando o evento.

Para envolver a população, que tem como proposta diminuir através da conscientização e prevenção os índices de morte ocasionados pelo AVC, foram disponibilizados para a população consulta gratuita sobre os direitos da pessoa com deficiência, aposentadoria, isenção de impostos na compra de carro zero Km e informações sobre câncer de pele e mama.

Além dos serviços de informação prestados, uma equipe de 10 profissionais da Secretaria de Saúde de Lagoa Santa, juntamente com 25 alunos da Faculdade de Enfermagem Faseh de Vespasiano, esteve no local aferindo pressão arterial e glicemia e orientando sobre os resultados.

O evento também foi marcado por momentos de descontração como ginástica, houve, uma palestra bem humorada e extremamente informativa do médico Gustavo Daher, desfile de “Moda Inclusiva”, com crianças que apresentam algum tipo de deficiência , uma exposição fotográfica com as pessoas 4 a 75 anos, que tiveram um AVC e apresentação de dança com uma pessoa com deficiência em cadeira de rodas fazendo os presentes vibrarem vibrar com a energia da emanada da apresentação.

Para a coordenadora do Amavc, Sandra Issida Gonçalves, o evento atingiu plenamente as expectativas. Ela ressalta que “todos os eventos nos impressionam pelo aumento do público e pela credibilidade que a entidade está conquistando, mas me emocionou muito a participação de alguns idosos da casa de repouso “Nossa Vivenda”, de pessoas com deficiência em cadeira de rodas e com AVC, que puderam ver que estamos tentando representá-los com toda seriedade, competência e amor” afirmou Sandra Issida Gonçalves.

Atualmente, segundo dados divulgados pelo World Stroke Organization (WSO), o AVC e responsável por seis milhões de mortes por ano, independente do sexo e da idade, alcançando índices superiores as de morte atribuídas à Aids, tuberculose e Malária juntas.