MEMÓRIA, CULTURA E PATRIMÔNIO

Notícias e Ações nas Escolas e no Município

IV Conferência Municipal de Cultura

Dias 02 e 03/09/2023

TEMA: "Democracia e Direito à Cultura"

Se você é trabalhador da cultura, agente cultural, artista, produtor cultural, técnico de bastidores, detentor de saberes e fazeres tradicionais, pode se inscrever via Mapa Cultural de Lagoa Santa. É só cadastrar seu login, complementar seu perfil e fazer sua inscrição na aba ‘Oportunidades’.

Acesse o Mapa Cultural pelo link: https://mapacultural.lagoasanta.mg.gov.br/


Mas se preferir a inscrição, para a 4ª Conferência Municipal de Cultura, também pode ser feita por aqui: https://forms.gle/f58313JDSj32WT8Y7

Participe!

Programa de Educação Patrimonial - III Edição / 2023

Vem ai, a III Edição do Programa de Educação Patrimonial / 2023.

Tema do Evento: “Crianças e adolescentes como Agentes Culturais - Modos de pensar e viver a infância e adolescência em Lagoa Santa” 

O programa vem contribuindo para a elaboração de diversos projetos, dando visibilidade aos trabalhos e atividades desenvolvidas, ao longo de muitos anos, pelos professores da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e Finais da Educação Básica, potencializando assim uma divulgação mais ampla do Patrimônio Cultural local, através do ambiente escolar. Educar para o Patrimônio é uma atividade constante do corpo docente que, respeitando os princípios da interdisciplinaridade e da transversalidade, levam os diversos conteúdos relacionados aos alunos. 


Para o Programa de Educação Patrimonial, na sua primeira edição, em 2021, os professores elaboraram conteúdos e práticas pedagógicas em torno do tema: “Lagoa Santa: História, Cultura e Patrimônio”. Naquele momento, o objetivo era conhecer o município de Lagoa Santa nos aspectos históricos, culturais e as relações dos alunos com o patrimônio cultural material e imaterial do município. No ano seguinte, em 2022, a temática abordada “Lagoa Santa: Diversidade Cultural e Étnica" visava identificar e conhecer as principais características da sociedade lagoasantense. Quais são os grupos sociais que contribuíram para a formação desta sociedade ao longo da história? Indígenas, africanos e Europeus interagiram e interagem entre si, seja em momentos de rivalidade ou nas trocas cotidianas, elaborando e reelaborando conhecimentos, ideias e saberes, formando assim a nossa sociedade. 


Para este novo ano letivo, a criança e o adolescente como agentes culturais, isto é, como atores sociais, detentores de direitos e capazes de produzir cultura, é nosso principal foco.   


[...] as crianças são agentes sociais, ativos e criativos, que produzem suas próprias e exclusivas culturas infantis, enquanto, simultaneamente, contribuem para a produção das sociedades adultas. [...] a criança é vista como agente ativo e um ávido aprendiz. Sob essa perspectiva, a criança constrói ativamente seu mundo social e seu lugar nele (CORSARO, 2011, p.15,19).


Neste sentido, tanto as crianças quanto os adolescentes são seres capazes de interferir no mundo ativamente como pessoas críticas e autônomas. Assim, no contexto da educação patrimonial, buscamos orientar e promover ações de escuta da fala dos estudantes para melhor conhecer e compreender como esses pequenos cidadãos compreendem a cultura local a qual pertencem e produzem e, também, refletir sobre como inseri-los num contexto de agentes ativos na construção de políticas públicas voltadas para eles mesmos. Dentre as várias possibilidades de abordar a cultura da infância e adolescência, podemos destacar o universo das brincadeiras e brinquedos, que revelam aspectos da cultura e da visão de mundo das crianças e adolescentes.

Cultura Ceramista...


Um dos trabalhos realizados no dia 25/06/2022, no @parquesumidouromg (Gruta da Lapinha). A ação foi desenvolvida pela equipe @gestoufmg. Trata-se de uma oficina de Cerâmica, uma breve alusão a cultura ceramista da região de Minas Gerais e região de Lagoa Santa! Lindo trabalho compartilhado por @lilipanachuk e @lailakierulff


Semana Municipal da Capoeira

No dia 03/08/2022, aconteceu solenidade na Câmara Municipal de Lagoa Santa, em parceria com os mestres de capoeira do município, em referência a promulgação da Lei Municipal 4850/22 que Institui no Município de Lagoa Santa/MG, a “Semana Municipal da Capoeira” no calendário oficial de eventos,

O evento contou com a participação do professor Dimas Antônio, do Instituto de Ciências Sociais da PUC-MG e Contramestre de Capoeira de Angola. E uma roda de conversa com os Mestres de Capoeira de Lagoa Santa, dentre eles Mestre Marreco (Recife-PE) e Gercino Batista (Lagoa Santa-MG) e o Professor Carlos Bruno.

Tema da Palestra: "De Código Penal a Patrimônio da Humanidade - A Capoeira Constrói Identidade do Povo Brasileiro".

Notícias das Escolas...

Projeto: "Lapinha, Resgatando culturas e valores"

Projeto: "História da Creche Nª Srª de Belém e CEI Menino Jesus"

Projeto: "História da Fazenda São Sebastião e da Escola Odete Valadares"

Projeto: "Festas Culturais na E.M. Cel. Pedro Vieira de Freitas"