O Dia dos Pais será comemorado no próximo domingo, 11 de agosto, e pode trazer incremento às vendas desse mês no nosso município. O otimismo é grande e a expectativa é de um resultado moderadamente superior ao de 2012.

Com a estabilidade do mercado de trabalho e o aumento da massa salarial dos trabalhadores são os fatores que impulsionarão as vendas. Embora a economia brasileira tenha registrado um ritmo mais lento no início do ano, o comércio apresentou resultados satisfatórios.

Artigos de moda masculina e calçados devem ser os mais procurados pelos consumidores. Perfumes, relógios, produtos de higiene pessoal, eletroeletrônicos e informática também integram o rol de preferência dos filhos que presentearão os seus pais. Os valores dos presentes devem ficar em torno de R$100 nesse ano.
Importância e benefícios do documento fiscal.

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais lembra que todo cidadão deve pedir a nota fiscal ao fazer suas compras já que, além de contribuir para o aumento da arrecadação, o consumidor pode concorrer a prêmios de até meio milhão de reais, participando da promoção do Torpedo Minas Legal.

A emissão do documento fiscal também auxilia no exercício do direito de garantia de mercadorias e serviços adquiridos.

Grande parte da sociedade ainda desconhece que uma parcela do valor pago em tudo aquilo que ela consome corresponde a impostos, inclusive o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). No preço das mercadorias e serviços, esse imposto é cobrado do consumidor e deve ser recolhido aos cofres públicos pelas empresas que venderam os bens. Sem a emissão do documento, o dinheiro correspondente ao ICMS não chega ao erário, diminuindo a capacidade do Governo de promover investimentos em seus programas de saúde, educação e segurança pública.

A Secretaria de Estado de Fazenda salienta, ainda, que nem todos os documentos emitidos pelo comércio têm validade fiscal. Se no documento houver termos como “pedido”, “controle interno”, “orçamento” ou “nota de controle”, o consumidor não estará recebendo um documento fiscal.

Atualmente, vários estabelecimentos comerciais utilizam o Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Se a empresa não possuir o ECF, o consumidor deve solicitar a nota fiscal tradicional. A recusa no fornecimento do documento fiscal incorre em falta grave, possibilitando autuação do lojista ou prestador de serviços pela Receita Estadual.

Torpedo Minas Legal

Para participar do Torpedo Minas Legal, basta que o consumidor, ao efetuar as suas compras, exija o cupom fiscal e envie uma mensagem via celular para o numero 97531, informando o CNPJ constante no cupom, data e valor da compra. Em seguida, ele recebe uma mensagem informando o número com o qual ele estará concorrendo ao concurso. Ao realizar essa operação, seja qual for o valor da compra, o cidadão estará automaticamente concorrendo ao sorteio de prêmios diários, semanais, mensais e trimestrais. O custo do torpedo é de R$ 0,31 + impostos.

O consumidor participante do Torpedo Minas Legal concorre diariamente a cinco prêmios no valor de 500 reais, 30 mil reais em prêmios semanais e 100 mil reais em sorteios mensais. A cada trimestre, os cadastrados concorrem ainda a um prêmio em dinheiro no valor de meio milhão de reais.

Para receber os prêmios, o consumidor terá que apresentar o cupom fiscal à organização, além de comprovar a posse ou a propriedade do celular utilizado no envio da mensagem.