O Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire (CAALE) recebe a visita do Dr. Eske Willerslev, geneticista e pesquisador dinamarquês, diretor do Centro de Excelência em Geogenética, do Museu de História Natural da Universidade de Copenhagen.

Durante o encontro que acontecerá entre os dias 21 a 26 de novembro, Dr. Eske Willerslev e membros de seu grupo de pesquisa visitarão os locais onde Peter Lund desenvolveu seus trabalhos no século passado. Além de outros lugares de interesse para sua pesquisa e filmagens para um documentário, tais como o Parque do Sumidouro e o Museu Peter Lund.

A ocasião servirá também para a prospecção de possíveis novas atividades de colaboração entre o Brasil e a Dinamarca, no âmbito da preservação do patrimônio cultural, com foco na região de Lagoa Santa, e nos trabalhos desenvolvidos pelo seu conterrâneo, Dr. Peter Lund.

Os estudos de arqueologia desenvolvidos na região de Lagoa Santa são referência em todo o mundo e ainda contribuem para a construção da história do homem e da vida animal. O maior estudioso do século passado foi o dinamarquês Peter Wilhelm Lund que viveu na cidade. Além de botânico, zoólogo e paleontólogo, Lund foi o grande incentivador da arqueologia de seu tempo.

O evento acontecerá no Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire (CAALE) que oferece apoio institucional e reserva técnica a projetos de pesquisa arqueológica e desenvolve pesquisas de campo para vistorias e levantamentos onde há ocorrência de vestígios arqueológicos. O CAALE também conta com exposição permanente e gratuita.

 

Programação:

21/11/17 (terça-feira) - 15h às 16h - Visita ao túmulo do Dr. Lund
22/11/17 (quarta-feira) - 14h às 16h - Visita ao CAALE
23/11/17 (quinta-feira) - 9h às 11h - Recepção ao Dr. Eske Willerslev
24/11/17 (sexta-feira) - Filmagens de campo: Parque do Sumidouro e Museu Peter Lund
25/11/17 (sábado) - Filmagens de campo: Região de Lagoa Santa, incluindo túmulo do Dr. Lund