O prefeito, Rogério Avelar, esteve reunido na tarde desta terça-feira, 10, com o diretor-presidente da BH Airport, Paulo Rangel, o diretor comercial da RenewCO, Mike Lu e o empresário Ailton Ricaldoni para tratar de uma futura parceria para a instalação, em Lagoa Santa, de uma plataforma produtora de bicombustíveis para veículos e aviões.

renweco01

A parceria que envolverá os municípios de Lagoa Santa e Confins , junto com a BH Airport poderá transformar o Aeroporto Tancredo Neves no primeiro "aeroporto verde" do Brasil através da utilização de combustíveis com baixa emissão de poluição e produzidos a partir do lixo orgânico recolhido nas cidades.

O objetivo é que seja utilizado como matéria prima tanto para o biodiesel quanto para o querosene de aviação, o lixo orgânico (lixo produzido em casa) recolhido nas cidades de Lagoa Santa e Confins e também no aeroporto. Além de contribuir para resolver em parte o problema da destinação do lixo orgânico, a indústria poderá gerar empregos e renda para a população da região.

Outro fator importante será a diminuição da poluição com a queima deste tipo de combustível, cuja emissão gás carbônico no ar é infinitamente menor que os produzidos pelos combustíveis fósseis utilizados atualmente.

Segundo o diretor-presidente da BH Airport, Paulo Rangel, a concretização deste projeto será uma ótima oportunidade para o desenvolvimento sustentável das cidades e um marco na região para a diminuição da poluição e descarbonização.

renweco02De acordo com o prefeito, Rogério Avelar, o envolvimento dos órgãos ambientais, bem como da diretoria municipal de Meio Ambiente será fundamental para que a cidade de Lagoa Santa possa receber este que será o primeiro projeto piloto de construção de uma plataforma de bicombustível na região.

Também participaram da reunião a secretária municipal da Fazenda, Patrícia D'Avelar, o diretor da Nanum Nanotecnologia, Fernando Contadini e responsável pelo setor de Segurança, Qualidade e Meio Ambiente da BH Airoprt, Douglas Gameiro.