Estamos no processo de elaboração de um novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). São tantas as perguntas e situações envolvendo este tema que resolvemos disponibilizar tudo que é importante saber aqui para facilitar o entendimento de todos e dar transparência no processo.

Elaborado em 2011, e sancionado em 16/01/2012, pela Lei nº 3241, o atual PCCV (Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos) é um instrumento necessário para disciplinar, valorizar, incentivar e permitir a evolução funcional dos servidores, seja por experiência, por avaliação de desempenho ou por formação contínua. Em síntese é um conjunto de normas e regras, que estabelece as diretrizes de gestão de pessoas.

Dentro de um planejamento deste porte, como o PCCV, buscamos garantir algumas definições básicas que ajudam a estruturar a gestão; fornecer resposta aos servidores quanto à demanda por transparência e critérios de equidade na ascensão funcional e salarial; permitir adequação ao mercado, pois, viabilizam a comparação com outras instituições correlatas.

Porém, todo planejamento, independente da sua função, precisa seguir um ciclo de gestão, mundialmente conhecido como PDCA (Plan - planejar; Do - agir; Check - checar; Adjust - corrigir). Acontece que na Prefeitura, entramos na fase do agir e paramos no tempo, nada foi colocado em prática. E agora, praticamente 5 anos após agir, finalizamos a parte de checar, e enviamos o projeto para votação, para que possamos corrigir nossas falhas.

Participação Colaborativa

É muito importante compreender o que realmente está acontecendo para sermos capazes de formar uma opinião crítica e correta da situação. A discussão é sempre muito saudável. Para estimular o debate sobre o tema, promovemos reuniões com grupos focais para esclarecer dúvidas e acolher sugestões. E também criamos uma Comissão Permanente de Acompanhamento para estimular a participação dos servidores neste debate.

Se você é servidor, faça aqui sua pré-inscrição até dia 05/10/18: https://goo.gl/QjiDsG