Em recente pesquisa, 66,7% das pessoas ouvidas, em Lagoa Santa, apontaram a saúde como o maior problema enfrentado pela população. A preocupação com a saúde pública é uma questão urgente e emergente, não só aqui, mas em todo o país. O Sistema Único de Saúde é estruturado na forma tripartite, ou seja, são os recursos das três esferas: federal, estadual e municipal que bancam todas os serviços ofertados pela política de saúde pública.

Os repasses do governo estadual que não estão sendo feitos, ajudariam a impulsionar o orçamento na área, ampliando as ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Além de contribuir para minimizar as reclamações pontuais relacionadas à demora no atendimento que, infelizmente, fazem parte de uma realidade que não é apenas local, mas que decorre de um contexto sistêmico. Mas, afinal o que é preciso fazer para melhorar a saúde em Lagoa Santa?

A administração pública municipal está ciente dos problemas enfrentados pelo Sistema Único de Saúde e por isso, ultrapassa os investimentos previstos pela legislação brasileira que determina um investimento mínimo de 15% em saúde, e chegou a aplicar 23% de todos os seus recursos em 2017.

O resultado disso já pode ser sentido no cotidiano das pessoas que, em sua grande maioria, acredita ter sido a mudança de gestão fator decisivo para esta reviravolta na saúde. A reestruturação da unidade hospitalar, bem como a implantação de novos postos de atendimento são exemplos de questões superadas com o empenho e esforço da atual gestão.

Além disso, outras intervenções estruturais foram necessárias para trazer a tona as transformações que conduziram aos resultados atuais, como a descentralização dos serviços, a criação de um centro de especialidades para direcionamento do acolhimento integral e recomposição do quadro de colaboradores.

Na avaliação, a conclusão é clara, quem usa o SUS em Lagoa Santa aprova. Segundo dados da mesma pesquisa, 92% observam positivamente o atendimento da saúde como um todo no município. E tem mais, percepções como rapidez no primeiro atendimento, qualidade das instalações, educação dos funcionários e atendimento médico são pontos altos na visão de quem usou.

Fato é que 83% das pessoas que recentemente usaram os serviços do SUS em Lagoa Santa aprovam. Cuidar é realizar a cidade possível.

OUVIDORIA SAÚDE

Para melhorar ainda mais os cuidados com a população, disponibilizamos um canal de participação e acolhimento, onde qualquer pessoa pode colaborar com o aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pelo SUS. A Ouvidoria da Saúde recebe e responde em até 7 dias úteis, denúncias, reclamações, críticas, sugestões e elogios através do telefone: 3688-1376,  email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou link:  https://goo.gl/XJwSM1

Cartaz02 Saude A3

Cartaz01 Saude A3