IX CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECA PÚBLICA

O projeto da Sala Braille desenvolvido pela equipe da Biblioteca Municipal Pe. Agenor de Assis Alves Pinto, “O essencial é invisível aos olhos” foi selecionado para representar o Brasil no IX Congresso Nacional de Bibliotecas Públicas em Logroño, La Rioja, na Espanha.

O encontro é promovido pelo programa Iberbibliotecas que selecionou uma proposta por país participante: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México, Paraguai e Peru. A ideia é promover o acesso livre à leitura e à informação de todos os cidadãos sem qualquer discriminação, através da criação de uma rede de cooperação ibero-americana no campo das bibliotecas públicas.

A bibliotecária e uma das idealizadoras da iniciativa, Tatiana Soares Brandão, viaja para lá para apresentar o trabalho durante o evento. Todos os custos serão de responsabilidade do Programa Iberbibliotecas.

SALA BRAILLE

A Sala Braille é um ambiente destinado a pessoas com deficiência visual. Montada com equipamentos de tecnologia assistiva e acervo acessível diversificado, a Sala se tornou um centro de referência em acessibilidade e inclusão para as bibliotecas das cidades mineiras.

Este espaço, surgiu com o objetivo de promover a inclusão digital de pessoas cegas ou com baixa visão, por meio de programas de leitores de tela disponíveis para download gratuito para digitação e uso da internet, bem como, de fomentar ações de incentivo à leitura para pessoas com deficiência visual ao ofertar livros acessíveis (braile e audiolivros).

O projeto “O essencial é invisível aos olhos” recebeu o 1º lugar no 22º Concurso FNLIJ -  "Os melhores Programas de Incentivo à Leitura Junto a Crianças e Jovens de Todo o Brasil-2017 ". Em 2016, foi finalista do Prêmio Vivaleitura, na categoria Bibliotecas. No ano seguinte, foi apresentado no V Fórum Brasileiro de Bibliotecas Públicas Brasileiras.

Além disso, ele tem o reconhecimento de outras instituições como a Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil e os Ministérios da Cultura e da Educação.

Serviços oferecidos pela Sala Braille:

• Empréstimo de livros acessíveis: audiolivro e livros em braille;
  • Curso de informática para pessoas com deficiência visual;
  • Hora da História (palestras e saraus);
  • Sessão de cinema com recursos acessível (audiodescrição);
  • Oficinas de artes;
  • Vídeo aulas (assuntos variados de acordo com a necessidade do usuário);
  • Excursões culturais: visita a museus, teatro, universidades, etc;
  • Orientações para locomoção e mobilidade (uso da bengala) e;
  • Serviço de informação utilitária (orienta sobre formas de acesso aos direitos das pessoas com deficiência e aos programas sociais governamentais).

Informações: Biblioteca Municipal Pe. Agenor de Assis Alves Pinto, (31) 3681-4869 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

IX SENABRAILLE

O projeto da Sala Braille desenvolvido pela equipe da Biblioteca Municipal Pe. Agenor de Assis Alves Pinto, “O essencial é invisível aos olhos”, recebeu o primeiro lugar nacional da nona edição do SENABRAILLE promovida pela Federação Brasileira de Bibliotecários e Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).

A premiação aconteceu durante o Seminário Nacional de Bibliotecas de Braille em Florianópolis e será publicado na Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (RBBD). A ideia deste prêmio é incentivar as bibliotecas em todo o país a promover formas de acesso dos deficientes visuais ao universo do conhecimento através dos livros.

Para a Biblioteca Municipal Pe. Agenor de Assis Alves Pinto participar do seminário é importante porque dá visibilidade e reconhecimento ao trabalho desenvolvido, uma vez que a FEBAB é referência nacional na área de biblioteconomia e ciência da informação, assim como a Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação.

O SENABRAILLE nasceu da constante preocupação das bibliotecas brasileiras em promover a inclusão. Isso porque os profissionais sempre buscaram cumprir com a missão da biblioteca pública preconizada pela IFLA/UNESCO “porta de acesso local ao conhecimento - fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais”.