Na última segunda-feira, 23,  o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) comemorou seu 62º aniversário. Na ocasião houve a entrega do diploma “Amigo do PAMA-LS”, onde o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Dutra, foi um dos agraciados e a entrega dos certificados para o graduado, praça e servidor civil padrão do ano de 2015.

 

O final da solenidade foi marcado pelo desfile do efetivo do PAMA-LS e de um grupamento composto por cerca de 200 militares da reserva que serviram no Parque.

O PAMA/LS é uma organização, de caráter industrial do Comando da Aeronáutica que tem por missão realizar a gestão da função logística de manutenção de aeronaves, de componentes e equipamentos de apoio, bem como prover assistência técnica às Organizações Militares apoiadas.  

 

Sobre o PAMA/LS

Em setembro de 1935, foi lançada no município de Lagoa Santa, a pedra fundamental das instalações destinadas a abrigar o primeiro núcleo industrial para a construção de aviões e hidroaviões no Brasil. O período marca ainda o primeiro pouso e decolagem de uma aeronave em Lagoa Santa, realizados por um modelo.Em 28 de janeiro de 1954, através do Decreto N° 34.984, foi criado o Núcleo de Parque Aeronáutico de Lagoa Santa, que tornou a cidade referência tecnológica para a Aeronáutica brasileira. Com suas moderníssimas oficinas, o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa tem um serviço de relações públicas que controla com certa antecedência a recepção de caravanas e visitantes. Por se tratar de uma organização Militar, tais cuidados precisam ser tomados. Durante toda esta jornada da construção dos aviões havia um monumento na praça Dr. Lund com um avião que representava a presença da base aérea na cidade. O monumento do avião colocado em frente a área de entrada do parque passou para lá durante os anos 70 e tornou-se referência da sua localização.