Para lidar com um tema tão delicado e importante como é a violência doméstica, a Prefeitura investe na capacitação da sua Rede Socioassistencial de atendimento às mulheres vítimas deste tipo de violência. Os profissionais são treinados para realizar uma escuta qualificada que seja capaz não só de acolher, mas de encorajá-las a tomar as medidas necessárias para preservar sua integridade física e mental.

O fenômeno da violência é algo que não escolhe classe social, idade, cor. As mulheres em muitos lugares sofrem caladas. Em Lagoa Santa, a situação não é diferente de outros municípios brasileiros, onde as mulheres precisam conviver com companheiros educados numa cultura machista.

Para dar suporte a essas mulheres, Lagoa Santa conta com uma rede de cuidado estruturada que articula ações e serviços nas áreas da assistência social, saúde, justiça e segurança pública.

O espaço “Mulher Legal” que fica dentro da Delegacia de Polícia Civil conta com uma psicóloga que presta atendimento contínuo sob agendamento e também de prontidão, em situações de emergência, mediante acionamento da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM).

O Centro de Referência da Mulher, localizado na região central da cidade, oferece um serviço especializado de caráter assistencial, psicológico e jurídico que busca orientar as mulheres sobre as diversas formas de abusos e como proceder em caso de violação de seus direitos.

Todas estas atividades são pensadas e articuladas pela COMDIM, órgão responsável pela implementação de políticas públicas de prevenção contra a violência doméstica e/ou de gênero para as mulheres no município.