No período de 29/01 a 02/02, acontecerão os ensaios de conexão hídrica na região da APA Carste de Lagoa Santa, abrangendo também parte do município de Lagoa Santa. Os ensaios têm por objetivo conhecer o comportamento da dinâmica de circulação das águas na região.

Esses ensaios fazem parte de um projeto maior desenvolvido por um grupo de professores e pesquisadores do Departamento de Geologia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. O projeto possui autorização do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBio) (Anexos A e B).

Para a realização dos ensaios de conexão hídrica, entre a água superficial (a partir de um sumidouro) e a subterrânea (surgências), será feita a aplicação de traçadores corantes dentro de sumidouros e ou cavernas. É importante destacar que tais produtos possuem coloração avermelhada e verde e, portanto, podem causar algum estranhamento pelo aspecto colorido, porém esses produtos são completamente atóxicos ao meio ambiente e inócuos à saúde na concentração aplicada e se desfazem num período médio de 24 horas.

Imagem 1Imagem 2

Assim, caso sejam detectadas essas colorações em corpos d´água ou poços na região, trata-se de um efeito temporário dos ensaios. No entanto, caso sejam detectadas colorações diferentes dessas em rios ou surgências, pode se tratar de outras substâncias que devem ser analisadas para assegurar a manutenção da qualidade ambiental.

Em caso de dúvida, entre em contato com a Diretoria de Meio Ambiente: (31) 3681 3514.

Anexo A

Anexo B