A Secretaria Municipal de Educação divulga edital para Transporte Escolar Universitário Gratuito, vagas remanescentes, do 1º semestre de 2018. São 05 vagas para Pedro Leopoldo.

As inscrições acontecem no período de 19/03 a 22/03, no Setor de Transporte Escolar (Rua João Machado, 70 - Brant), no horário de 9h às 11h30 e 13h30 às 16h. O resultado será divulgado no dia 03/04/2018.

Mais informações: https://goo.gl/f7dE4V

Os quase 7.500 alunos da Rede Municipal de Ensino de Lagoa Santa já têm data para voltar às aulas em 2018. O ano letivo em Lagoa Santa inicia-se na próxima segunda-feira, dia 05/02.

Antes de receber os alunos, a Secretaria Municipal de Educação se reuniu com gestores e educadores para alinhar as diretrizes pedagógicas e realizar os últimos preparativos para dar boas vindas aos alunos.

A eleição para indicação de novos ou a reeleição de Diretores e Vice-Diretores aconteceu ano passado para início dos trabalhos em 2018. Eles têm três anos para deixar a sua marca. A escolha envolveu a participação da sociedade docente municipal, incluindo pais e alunos, acompanhada de critério avaliativo quando à capacidade técnica do profissional. Isso significa que, agora, as escolas municipais são dirigidas por pessoas mais preparadas e capazes de elevar a qualidade da administração escolar.

Diferentemente de 2017, a Secretaria Municipal de Educação realiza, em tempo hábil, a recomposição de quase 100% do quadro de pessoal, que garante mais eficiência no início das atividades escolares ao dar sequência aos programas educacionais, bem como, a distribuição de todo o material escolar, novos mobiliários, utensílios e equipamentos de toda natureza necessários à oferta de educação com qualidade social.

Os veículos da frota do transporte escolar e universitário passaram por manutenção e revisão e estão prontos e em condições para retomar os trabalhos com segurança e conforto para os alunos e motoristas.

Os ônibus receberam câmeras de vídeo para monitorar tudo o que acontece no seu interior e  coibir a ocorrência de depredação do patrimônio público, proporcionando mais segurança e proteção aos alunos, condutores e monitores do transporte escolar.

A Secretaria Municipal de Educação já realiza ações de planejamento no sentido de adequar a Rede Municipal de Ensino à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que foi homologada em dezembro do ano passado. A previsão do Ministério da Educação é que o processo de sua implantação nas escolas esteja consolidado até 2020.

A Secretaria Municipal de Educação divulga edital para Transporte Escolar Universitário Gratuito do 1º semestre de 2018. São 10 vagas para Belo Horizonte, 05 vagas para Vespasiano e 10 vagas para Pedro Leopoldo.

As inscrições acontecem no período de 29/01 a 02/02, no Centro Administrativo da Prefeitura de Lagoa Santa, no horário de 9h às 11h30 e 13h30 às 16h. O resultado será divulgado no dia 16/02/2018.

 

No dia 15 de dezembro, o auditório estava cheio de crianças ansiosas pelo lançamento do livro que conta a história da personagem que mudou a rotina de uma escola municipal, a cadela Nina. A manhã desta sexta-feira, ficará marcada na memória destes jovens escritores que aprenderam sobre solidariedade e superação.

Todas as pessoas que de alguma forma participaram desta cativante história estavam presentes para celebrar o lançamento da coletânea de livros, fruto de um projeto pedagógico desenvolvido pelos alunos da Escola Municipal Dona Maria Augusta, localizada no Morro do Cruzeiro, em Lagoa Santa.

A inspiração dos alunos do  3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental foi a trajetória da cachorra desde a sua chegada ao bairro, seu atropelamento, apoio da comunidade local no tratamento, adoção, até o convívio no ambiente escolar.

O projeto educacional aproveitou o envolvimento afetivo e emocional estabelecido entre as crianças e a cadela para conscientizá-las sobre a necessidade de cuidar e proteger a natureza e os animais, desenvolvendo habilidades cognitivas e sentimentos como de empatia, amor, respeito e responsabilidade.

A proposta também é uma forma de inspirar as demais escolas do município, incentivando o empreendedorismo a partir de ações dinâmicas e diferenciadas, que fujam do formato tradicional de ensino.

Para a surpresa das crianças, a história ganhou vida no palco ao ser apresentada pela contadora de histórias, Alessandra Visenti, e também pela aluna do 4º ano do ensino fundamental, Ana Júlia Fernandes, que com sua narrativa doce e infantil sensibilizou a todos.

A adoção da Nina envolveu não só a escola e seus alunos, mas a comunidade que se tocou com o cuidado e o carinho dedicado ao animal e resolveu adotar a Nina também. Assim, surgiram as parcerias que tornaram possível esta história.

Alimentar, vacinar, adestrar, enfim, cuidar de um animal com carinho, respeito e responsabilidade exige desprendimento de recursos para sua viabilização. O apoio da iniciativa privada foi fundamental neste caso. Veterinário, ração para um ano, adestramento, tudo isso foi patrocinado pelas pessoas que acreditaram que a transformação começa nos pequenos gestos.

 

Equipe Nina.JPG

 

Conheça os livros escritos pelos alunos:

 

3º Ano do Ensino Fundamental

 

4º Ano do Ensino Fundamental

 

5º Ano do Ensino Fundamental