No dia 15 de dezembro, o auditório estava cheio de crianças ansiosas pelo lançamento do livro que conta a história da personagem que mudou a rotina de uma escola municipal, a cadela Nina. A manhã desta sexta-feira, ficará marcada na memória destes jovens escritores que aprenderam sobre solidariedade e superação.

Todas as pessoas que de alguma forma participaram desta cativante história estavam presentes para celebrar o lançamento da coletânea de livros, fruto de um projeto pedagógico desenvolvido pelos alunos da Escola Municipal Dona Maria Augusta, localizada no Morro do Cruzeiro, em Lagoa Santa.

A inspiração dos alunos do  3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental foi a trajetória da cachorra desde a sua chegada ao bairro, seu atropelamento, apoio da comunidade local no tratamento, adoção, até o convívio no ambiente escolar.

O projeto educacional aproveitou o envolvimento afetivo e emocional estabelecido entre as crianças e a cadela para conscientizá-las sobre a necessidade de cuidar e proteger a natureza e os animais, desenvolvendo habilidades cognitivas e sentimentos como de empatia, amor, respeito e responsabilidade.

A proposta também é uma forma de inspirar as demais escolas do município, incentivando o empreendedorismo a partir de ações dinâmicas e diferenciadas, que fujam do formato tradicional de ensino.

Para a surpresa das crianças, a história ganhou vida no palco ao ser apresentada pela contadora de histórias, Alessandra Visenti, e também pela aluna do 4º ano do ensino fundamental, Ana Júlia Fernandes, que com sua narrativa doce e infantil sensibilizou a todos.

A adoção da Nina envolveu não só a escola e seus alunos, mas a comunidade que se tocou com o cuidado e o carinho dedicado ao animal e resolveu adotar a Nina também. Assim, surgiram as parcerias que tornaram possível esta história.

Alimentar, vacinar, adestrar, enfim, cuidar de um animal com carinho, respeito e responsabilidade exige desprendimento de recursos para sua viabilização. O apoio da iniciativa privada foi fundamental neste caso. Veterinário, ração para um ano, adestramento, tudo isso foi patrocinado pelas pessoas que acreditaram que a transformação começa nos pequenos gestos.

Equipe Nina.JPG

Conheça os livros escritos pelos alunos:

3º Ano do Ensino Fundamental

4º Ano do Ensino Fundamental