A Prefeitura de Lagoa Santa inicia 2018 com tudo, uma das ações é o programa “Ação Direta”. Trata-se de uma iniciativa que reúne o prefeito, vice-prefeito, secretários, diretores e servidores disponíveis, em um lugar, de forma itinerante, para escutar os anseios e atender às solicitações da população.

Nas duas primeiras edições o “Ação Direta” aconteceu no Bairro Ouvídeo Guerra e Aeronautas, a próxima  etapa contemplará o bairro Lapinha, na Escola Municipal do bairro.

Os moradores dos bairros Ovídio Guerra, Bela Vista, Lundcéia, Joana D'Arc, Aeronautas e Visão foram os primeiros atendidos. Nas atividades, eles puderam conversar diretamente com o Executivo Municipal e encaminhar suas demandas, avaliadas e solucionadas dentro de um prazo estipulado pelo colegiado municipal.

A proposta do “Ação Direta” está em sintonia com as iniciativas adotadas pela campanha “Prefeitura mais perto de você”. Já que tudo pode ser solicitado pelo “Portal do Cidadão” ou pelo aplicativo “Cidadão Online”, optamos por realizar também ações presenciais, quando as pessoas são convidadas a se envolver no processo de planejamento da gestão dos serviços públicos ao dar sua opinião, fazer sua solicitação, reclamação e/ou elogio.

Durante o evento, haverá um espaço dedicado para a prestação de serviços de prevenção e promoção de saúde, além de um espaço especial de lazer para as crianças. Inovar com este modelo de relacionamento é uma estratégia que visa reforçar por meio de ações concretas o posicionamento da atual gestão - ESCUTAR para REALIZAR.

ESCUTAR para PLANEJAR é REALIZAR a CIDADE POSSÍVEL.

 

CapaFacebook AcaoDireta3

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano adotou um novo olhar sobre a gestão e este pensamento gerou mudanças. Para facilitar o acesso e dar agilidade às ações e serviços oferecidos, os setores como Obras, Meio Ambiente, Regulação Urbana e Translago, agora, estão concentrados em um único endereço. Tudo isso, com o objetivo de melhorar o fluxo de trabalho, a comunicação entre servidores, e principalmente, de otimizar a prestação dos serviços para a população.

A ligação entre os departamentos tornou-se fundamental diante da necessidade de uma administração conectada, participativa e conscientemente envolvida com o população. A sinergia está presente não só nas relações entre as áreas internas da prefeitura, como também, na vocação de servir ao cidadão.

Venha nos visitar: Rua Barão do Rio Branco, 44 - 2º andar - Centro.

 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Diretoria de Obras: (31) 3688 1307

Diretoria de Meio Ambiente: (31) 3688 1489

Diretoria de Regulação Urbana: (31) 3688 1369

Translago: (31) 3688 1463

A árvore Gameleira Ficus Elástica que se encontra plantada na praça central Dr. Lund é uma espécie nativa da Índia, de porte imponente, cujo caule e raízes são expostos, comuns de sua espécie. Por não ser uma espécie nativa do Brasil, diversas doenças e animais podem causar a morte da árvore ao passar do tempo.

Recomenda-se não cultivar em passeios ou jardins confinados, devido ao seu porte e o crescimento de suas raízes que podem chegar até 30 metros de distância do seu tronco.

Em Lagoa Santa, a árvore passou por vistorias técnicas através da Diretoria de Meio Ambiente e Defesa Civil, com objetivo de avaliar o estado fitossanitário da espécie situada no local.

Ficou constatado pelos técnicos, engenheiros agrônomos que o fícus, apresenta raízes adventícias apodrecidas, casca desprendendo do tronco, copa ampla com vários galhos secos, com grande risco de queda sobre veículos e transeuntes.

Constatou-se também que não há possibilidade de tratamento com fungicidas e/ou inseticidas para a recuperação da árvore, devido ao alto índice de apodrecimento do seu sistema radicular, e como suas raízes são superficiais eleva se o risco de queda da mesma.

Apesar de ser considerada uma árvore de beleza cênica e exótica, atualmente observa-se o definhamento da mesma durante os últimos anos, sem brotações vigorosas, mesmo no período chuvoso.

Ressaltamos que estes fatos por si apresentam risco à população. E diante do exposto cabe ressaltar a responsabilidade e compromisso da administração pública em zelar pela vida do cidadão.

A poda em questão representa o interesse na segurança e bem estar da população, visto o risco iminente de queda de galhos em uma área de grande circulação de pessoas e veículos.


De acordo com a Lei Federal nº 12651/2012, que dispõe sobre a legislação ambiental, não estabelece autorização para supressão de espécies exóticas, que causem risco a população.


PRESERVAR é imaginar A CIDADE e saber que ela É POSSÍVEL


Prefeitura de Lagoa Santa - Escutar para Realizar

Ficus1Ficus2

Ficus3Ficus4

Ficus5Ficus6

 

Ficus8Ficus7

Ficus9Ficus10

BannerSite LimpezaUrbana Cacambas

O Tribunal de Contas da União suspende por meio de liminar a volta dos voos de grande porte para o Aeroporto da Pampulha. Esse resultado fortalece as inúmeras iniciativas realizadas pelo Prefeito Rogério Avelar e prefeitos da região do Vetor Norte junto com Senador Antônio Anastasia na busca de soluções definitivas para a revogação da Portaria nº 911 de 24/10/2017 do Ministério do Transportes, Portos e Aviação Civil.

A decisão foi tomada no dia 24 de dezembro pelo relator do caso, ministro Bruno Dantas. Com a ordem, o Aeroporto da Pampulha deverá operar apenas voos executivos e regionais até que o plenário da corte decida definitivamente sobre o mérito da questão.

No despacho, o TCU dá 60 dias para que o ministério apresente estudos técnicos e avaliações jurídicas demonstrando a possibilidade do reestabelecimento dos voos domésticos, sem restrições, no aeroporto Carlos Drummond de Andrade.

Confira a decisão TCU na íntegra:

Acompanhe o que saiu na Imprensa:

TCU barra volta de voos de grande porte para Aeroporto da Pampulha
Estado de Minas: https://goo.gl/fGmpTt

TCU suspende decisão de ministério que liberava voos no aeroporto da Pampulha
G1: https://goo.gl/WpzY2R

TCU barra reabertura do aeroporto da Pampulha
O Tempo: https://goo.gl/zCWuKk

TCU veta reabertura do aeroporto da Pampulha, contrariando ministério e Valdemar Costa Neto
Folha de São Paulo: https://goo.gl/a7MQva

Nesta segunda, 11/12, a Prefeitura de Lagoa Santa por meio da Secretaria de Bem Estar Social e Diretoria de Desenvolvimento Social, realizou a entrega de certificados a 95 alunos dos Centros Tecnológicos de Capacitação (CTC) nos cursos de Informática Básica, Edição de Imagem e Vídeo, Introdução: Word e Internet, Digitação e Segurança na era digital.


No mesmo evento, aconteceu também a entrega dos certificados do curso de capacitação de Lousa Digital, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para professores, pedagogos e servidores da rede municipal de ensino.


O Secretário de Bem Estar Social, Gilson Urbano, deixou uma mensagem de incentivo aos alunos sobre a importância da formação continuada e do desenvolvimento de habilidades para a o futuro. Para ele, “capacitação e educação são a chave para o sucesso profissional”.


Nesta gestão, “trabalha-se para que as ações sejam de fato planejadas e os investimentos sejam gastos de maneira eficiente com redução de custos de forma a garantir uma integração de projetos e o desenvolvimento profissional de nossa população, isto é, mais pessoas empregadas na cidade”, enfatiza Gilson Urbano.


O Centro Tecnológico de Capacitação (CTC) tem por objetivo promover, fortalecer e difundir o desenvolvimento social sendo uma importante ferramenta de integração da sociedade na era digital. Os Centros Tecnológicos de Capacitação estão localizados nos bairros Ovídeo Guerra, Visão e Lapinha. Os cursos realizados são oferecidos de forma gratuita e acessível e trabalha em parceria com a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais – Uaitec.

 

IMG 8200.1IMG 8210.1

IMG 8219.1

IMG 8214.1

IMG 8222.1

IMG 8226.1

IMG 8232.1