A Secretaria de Desenvolvimento Urbano adotou um novo olhar sobre a gestão e este pensamento gerou mudanças. Para facilitar o acesso e dar agilidade às ações e serviços oferecidos, os setores como Obras, Meio Ambiente, Regulação Urbana e Translago, agora, estão concentrados em um único endereço. Tudo isso, com o objetivo de melhorar o fluxo de trabalho, a comunicação entre servidores, e principalmente, de otimizar a prestação dos serviços para a população.

A ligação entre os departamentos tornou-se fundamental diante da necessidade de uma administração conectada, participativa e conscientemente envolvida com o população. A sinergia está presente não só nas relações entre as áreas internas da prefeitura, como também, na vocação de servir ao cidadão.

Venha nos visitar: Rua Barão do Rio Branco, 44 - 2º andar - Centro.

 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Diretoria de Obras: (31) 3688 1307

Diretoria de Meio Ambiente: (31) 3688 1489

Diretoria de Regulação Urbana: (31) 3688 1369

Translago: (31) 3688 1463

O Tribunal de Contas da União suspende por meio de liminar a volta dos voos de grande porte para o Aeroporto da Pampulha. Esse resultado fortalece as inúmeras iniciativas realizadas pelo Prefeito Rogério Avelar e prefeitos da região do Vetor Norte junto com Senador Antônio Anastasia na busca de soluções definitivas para a revogação da Portaria nº 911 de 24/10/2017 do Ministério do Transportes, Portos e Aviação Civil.

A decisão foi tomada no dia 24 de dezembro pelo relator do caso, ministro Bruno Dantas. Com a ordem, o Aeroporto da Pampulha deverá operar apenas voos executivos e regionais até que o plenário da corte decida definitivamente sobre o mérito da questão.

No despacho, o TCU dá 60 dias para que o ministério apresente estudos técnicos e avaliações jurídicas demonstrando a possibilidade do reestabelecimento dos voos domésticos, sem restrições, no aeroporto Carlos Drummond de Andrade.

Confira a decisão TCU na íntegra:

Acompanhe o que saiu na Imprensa:

TCU barra volta de voos de grande porte para Aeroporto da Pampulha
Estado de Minas: https://goo.gl/fGmpTt

TCU suspende decisão de ministério que liberava voos no aeroporto da Pampulha
G1: https://goo.gl/WpzY2R

TCU barra reabertura do aeroporto da Pampulha
O Tempo: https://goo.gl/zCWuKk

TCU veta reabertura do aeroporto da Pampulha, contrariando ministério e Valdemar Costa Neto
Folha de São Paulo: https://goo.gl/a7MQva

Nesta segunda, 11/12, a Prefeitura de Lagoa Santa por meio da Secretaria de Bem Estar Social e Diretoria de Desenvolvimento Social, realizou a entrega de certificados a 95 alunos dos Centros Tecnológicos de Capacitação (CTC) nos cursos de Informática Básica, Edição de Imagem e Vídeo, Introdução: Word e Internet, Digitação e Segurança na era digital.


No mesmo evento, aconteceu também a entrega dos certificados do curso de capacitação de Lousa Digital, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para professores, pedagogos e servidores da rede municipal de ensino.


O Secretário de Bem Estar Social, Gilson Urbano, deixou uma mensagem de incentivo aos alunos sobre a importância da formação continuada e do desenvolvimento de habilidades para a o futuro. Para ele, “capacitação e educação são a chave para o sucesso profissional”.


Nesta gestão, “trabalha-se para que as ações sejam de fato planejadas e os investimentos sejam gastos de maneira eficiente com redução de custos de forma a garantir uma integração de projetos e o desenvolvimento profissional de nossa população, isto é, mais pessoas empregadas na cidade”, enfatiza Gilson Urbano.


O Centro Tecnológico de Capacitação (CTC) tem por objetivo promover, fortalecer e difundir o desenvolvimento social sendo uma importante ferramenta de integração da sociedade na era digital. Os Centros Tecnológicos de Capacitação estão localizados nos bairros Ovídeo Guerra, Visão e Lapinha. Os cursos realizados são oferecidos de forma gratuita e acessível e trabalha em parceria com a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais – Uaitec.

 

IMG 8200.1IMG 8210.1

IMG 8219.1

IMG 8214.1

IMG 8222.1

IMG 8226.1

IMG 8232.1

 

A árvore Gameleira Ficus Elástica que se encontra plantada na praça central Dr. Lund é uma espécie nativa da Índia, de porte imponente, cujo caule e raízes são expostos, comuns de sua espécie. Por não ser uma espécie nativa do Brasil, diversas doenças e animais podem causar a morte da árvore ao passar do tempo.

Recomenda-se não cultivar em passeios ou jardins confinados, devido ao seu porte e o crescimento de suas raízes que podem chegar até 30 metros de distância do seu tronco.

Em Lagoa Santa, a árvore passou por vistorias técnicas através da Diretoria de Meio Ambiente e Defesa Civil, com objetivo de avaliar o estado fitossanitário da espécie situada no local.

Ficou constatado pelos técnicos, engenheiros agrônomos que o fícus, apresenta raízes adventícias apodrecidas, casca desprendendo do tronco, copa ampla com vários galhos secos, com grande risco de queda sobre veículos e transeuntes.

Constatou-se também que não há possibilidade de tratamento com fungicidas e/ou inseticidas para a recuperação da árvore, devido ao alto índice de apodrecimento do seu sistema radicular, e como suas raízes são superficiais eleva se o risco de queda da mesma.

Apesar de ser considerada uma árvore de beleza cênica e exótica, atualmente observa-se o definhamento da mesma durante os últimos anos, sem brotações vigorosas, mesmo no período chuvoso.

Ressaltamos que estes fatos por si apresentam risco à população. E diante do exposto cabe ressaltar a responsabilidade e compromisso da administração pública em zelar pela vida do cidadão.

A poda em questão representa o interesse na segurança e bem estar da população, visto o risco iminente de queda de galhos em uma área de grande circulação de pessoas e veículos.


De acordo com a Lei Federal nº 12651/2012, que dispõe sobre a legislação ambiental, não estabelece autorização para supressão de espécies exóticas, que causem risco a população.


PRESERVAR é imaginar A CIDADE e saber que ela É POSSÍVEL


Prefeitura de Lagoa Santa - Escutar para Realizar

Ficus1Ficus2

Ficus3Ficus4

Ficus5Ficus6

 

Ficus8Ficus7

Ficus9Ficus10

BannerSite LimpezaUrbana Cacambas

A Prefeitura de Lagoa Santa por meio da Secretaria de Bem Estar Social e Diretoria de Turismo e Cultura convoca representantes do Terceiro Setor, Associação de Moradores e Cooperativa de Táxi para compor o Conselho Municipal de Turismo de Lagoa Santa (COMTUR) conforme Chamamento Público: 

Página 1 de 4