LAGOA REv

O principal cartão postal da cidade, a Lagoa Central, vai ganhar um novo visual com a implantação de novos equipamentos, a revitalização do Iate, a reconstrução de passeios e a criação de mais áreas destinadas ao lazer e descanso da população.

Desenvolvido pelos arquitetos e engenheiros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o projeto que está em fase de finalização privilegia a utilização de  traços modernos e inovadores que vão se harmonizar com os principais aspectos históricos da cidade.

Uma vasta pesquisa sobre os costumes dos frequentadores, a história local e materiais utilizados na construção tanto da orla, quanto do Iate foi realizada pela equipe  que elaborou o projeto arquitetônico de revitalização.

Água da lagoa

O ponto de partida do projeto será a proposição de um convênio  a ser firmado entre a Prefeitura, UFMG e demais órgãos ambientais para o tratamento e recuperação da qualidade da água da lagoa central, bem como a  manutenção das espécies de aves e peixes do local.

Em seguida, a atenção será voltada para as áreas localizadas em sua bacia e projetos que vão diminuir o lançamento de detritos para dentro lagoa.

O projeto também prevê a manutenção da fauna e flora originária do local e o trabalho de conscientização de todos que frequentam a orla.

Por fim, serão instalados em toda a orla equipamentos para o lazer e descanso dos frequentadores.

Deck

Partindo do encontro da Av. Getúlio Vargas com a Rua Josefina Viana, até o vertedouro, o deck será como uma linha do tempo onde o visitante ao percorrê-lo, irá se deparar com inúmeras ambientações onde obras de arte e intervenções urbanas vão resgatar os momentos históricos mais importantes da cidade de Lagoa Santa.

Iate renovado

Por mais de vinte anos abandonado e inutilizado, o Iate foi reformado e novamente entregue à população no ano de 2010 com novo projeto paisagístico, uma ampla área de lazer, academia ao ar livre e com dois parquinhos infantis. Porém, sem a devida manutenção, a construção praticamente voltou ao estado que se encontrava antes de sua primeira reforma.

Agora, com o projeto de revitalização, o objetivo é retomar a vocação do Iate Clube como ponto turístico da cidade fazendo com que ele volte a ser referência para aqueles que frequentam a orla da lagoa. Futuramente o local também abrigará um espaço destina às artes e a cultura da cidade.

Nova área de lazer

A construção que antigamente era utilizada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) foi transferida ao município que vai fazer do local outra área de convivência destinada ao público.