A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento de Controle de Zoonoses realiza, nos dias 23 e 30 de setembro de 2017, a Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos. A meta este ano é imunizar 6.500 animais e, assim, manter o controle da doença na cidade.

A vacinação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde.

No dia 23/09, será realizada nos bairros: Aeronautas, Visão, Lapinha, Campinho, Palmital, Sangradouro, Novo Santos Dumont e Morro do Cruzeiro.

No dia 30/09, nos bairros Francisco Pereira, Ovídeo Guerra, Jardim Ipê, Centro, Promissão, Santos Dumont, Várzea, Brant, Moradas da Lapinha e Santa Helena/Vila Maria.

A raiva é transmitida principalmente por cães, gatos, morcegos e alguns animais silvestres. A transmissão ocorre principalmente pela saliva, mordida ou arranhão de animais infectados.

Os principais sintomas em pessoas são mudanças de hábitos e comportamentos, hidrofobia (medo de água) e paralisia. A pessoa que teve contato com um animal suspeito deve procurar imediatamente atendimento médico.

Para vacinar seu animal, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas transportadoras, enrolados em mantas ou em sacos de linhagem.

Cães e gatos somente podem ser vacinados com mais de três meses de vida. Após vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos. As cadelas e gatas prenhas também devem ser vacinadas.

CapaFacebook Campanha Antirrabica