A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada em todo o país até o dia 15 de junho (sexta-feira). 

Confira o posto de vacinação mais próximo e não deixe de vacinar:  UBS Lapinha, UBS Campinho, UBS Palmital, UBS Moradas da Lapinha, UBS Pôr do Sol, Policlínica Centro Oeste, Creche Maria dos Anjos, UBS Aeronautas, UBS Visão, Centro de Especialidades Médicas Multiprofissionais (CEMM), Solarium e UBS Novo Santos Dumont. 

Aproveite a semana para vacinar com tranquilidade nas Unidades Básicas de Saúde: 

Dias úteis (segunda a sexta-feira)

UBS Campinho: 8h às 12h e 13h às 15h30

UBS Moradas da Lapinha: 8h às 12h e 13h às 15h30

Policlínica Centro Oeste: 8h00 às 12h e 13h às16h30

UBS Palmital: 8h às 12h e 13h às15h30

UBS Recanto do Poeta: 8h às 12h30

UBS Aeronautas: 8h às 12h30 (segunda, quarta e sexta-feira)  

Lembre-se de levar seu cartão de vacinas e um documento de identidade. Os pacientes com alguma doença precisam apresentar também o relatório médico.

Quem deve vacinar? 

Em comparação com 2017, não teve nenhuma alteração em relação ao público que deve vacinar. A escolha do grupo prioritário se deve ao fato de eles serem mais vulneráveis aos efeitos da gripe e sofrerem mais com seus sintomas e consequências. Em Lagoa Santa, fazem parte deste grupo mais de 14 mil pessoas.  

Até o dia 1º de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no posto de saúde. 

E se eu não faço parte desses grupos?

Nesses casos, é possível tomar a vacina numa clínica particular ou aguardar, caso haja sobra no estoque, após o dia 01/06/18, para vacinar na rede municipal de Saúde.

A vacina contra gripe é segura e salva vidas. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Reações não apresentam risco de vida. Em 15 a 20% dos pacientes, a vacina podem provocar dor, vermelhidão e endurecimento do local e passam em 48 horas. A vacina é feita de vírus inativado, não provoca a doença. 

Mais informações: 3688-1383

 

BannerSite Gripe


Fonte: Empresa Brasileira de Comunicação e Ministério da Saúde