O movimento da Luta Antimanicomial foi instaurado em 1987 e deu visibilidade ao lema “por uma sociedade sem manicômios”. Trinta e um anos depois, a luta continua e em Lagoa Santa, a data será lembrada com oficinas esportivas e apresentações de teatro, dança, exposição e venda dos produtos das oficinas terapêuticas de trabalho manual, no período de 14 a 18 de maio.

A programação dedicada à promoção de diversas formas de cuidado da saúde mental foi especialmente pensada para acolher as pessoas em sofrimento, garantindo a elas a inclusão social. Como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade, além de receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de sua cidadania. 

Confira a programação:

Dia 14/05

  • 9h30 - Abertura 
  • 10h - Oficina Artes
  • 11h - Encerramento

Dia 15/05

  • 9h30 às 11h - Oficina de Basquete  

Dia 16/05

  • 9h30 às 11h00 - Oficina de Ginástica 

Dia 17/05

  • 9h30 às 11h00 - Oficina de Dança  

Dia 18/05

Encontro Praça Dr. Lund com apresentações de teatro, dança, exposição e venda dos produtos das oficinas terapêuticas de trabalho manual. E ainda, blitz educativa para conscientizar a população sobre o tema: Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

As oficinas acontecem no espaço do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Mário Casassanta. Mais informações: 3688-1300 ramal 2234.


Saúde Mental ganha mais força

O serviço de Saúde Mental foi reestruturado e ampliado. As Policlínicas Regionais passam a contar com um ambulatório específico para os cuidados da Saúde Mental sob a supervisão de um médico psiquiatra. A iniciativa faz parte da descentralização dos serviços relacionados à Saúde Mental e tem como objetivo levar para mais próximo da população estes atendimentos médicos. A partir de agora, quem necessitar do atendimento não precisará se deslocar até o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o paciente será atendido na própria unidade de saúde e, caso necessário, será encaminhado ao CAPS ou ao ambulatório de saúde mental localizado nas policlínicas.

 

BannerSite LutaAntimanicomial