A Prefeitura de Lagoa Santa por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da Diretoria de Meio Ambiente informa os procedimentos para o cadastro de caçambas e emissão de GTRCC.

 

PASSO 1 – APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS PARA CADASTRO DAS CAÇAMBAS (Responsável: Caçambeiros)

Os documentos listados abaixo deverão ser apresentados para abertura de processo externo no Setor de Protocolo da Prefeitura (Rua São João, 290, Centro, de segunda a sexta-feira de 12 às 18 horas):

Para pessoas jurídicas:

  1. Documento de constituição da empresa;
  2. CNPJ;
  3. Documento(s) do(s) veículo(s) que será(ão) utilizado(s) no transporte dos resíduos de construção civil e/ou terra (categoria aluguel);
  4. CNH do(s) motorista(s);
  5. Comprovante de endereço da empresa;
  6. Cópia do alvará de funcionamento;
  7. Declaração informando o número de caçambas que a empresa possui.

Para pessoas físicas:

  1. Cópia simples da carteira de identidade e do CPF;
  2. Documento do veículo que será utilizado no transporte dos resíduos de construção civil e/ou terra (categoria aluguel);
  3. CNH do motorista;
  4. Comprovante de endereço;
  5. Cópia do alvará de funcionamento para autônomo;
  6. Declaração informando o número de caçambas que possui.

OBS: Segundo Art. 3º do Decreto 3.351/2017, caso a empresa e/ou a pessoa física ainda não possua alvará de funcionamento, o cadastro poderá ser feito mediante a apresentação do protocolo do processo solicitando o alvará.

Não está dispensada a necessidade de apresentação dos demais documentos descritos acima.

 

PASSO 2 – CONFERÊNCIA DOS DOCUMENTOS, COMPILAÇÃO DO CADASTRO E BANCO DE DADOS (Responsável: Diretoria de Meio Ambiente)

O Processo será encaminhado à Diretoria de Meio Ambiente para conferência dos documentos, compilação do cadastro e banco de dados das empresas.

 

PASSO 3 – VISTORIA (Responsável: Translago)

A Translago irá agendar vistoria com o Caçambeiro, todas as caçambas deverão estar em um único local. Será exigido:

  1.      O número da licença da caçamba, o nome legível do responsável pela mesma e o número do seu telefone deverão estar indicados nas laterais externas da caçamba.
  2.      A caçamba deverá ser pintada em cores vivas e possuir tarjas refletoras com área mínima de 100 cm² em cada extremidade (quatro lados), de modo a permitir sua rápida visualização diurna e noturna a pelo menos 40 (quarenta) metros de distância.
  3.      A caçamba deve possuir capacidade máxima de 07m³ e largura máxima de 1,80m.

Caso seja observada alguma irregularidade, no ato da vistoria o cadastro do empreendedor será bloqueado, até que o mesmo realize os ajustes necessários e solicite nova vistoria do Setor responsável.

 

PASSO 4  – EMISSÃO DA LICENÇA DA CAÇAMBA (Responsável: Translago)

Após vistoria, e estando as caçambas de acordo com as disposições Decreto 3.351/17, art. 5º, será emitida a Licença da Caçamba pela Translago.

Segundo Decreto 3.351/17, Art. 4º - As caçambas deverão ser licenciadas anualmente, valendo a licença pelo período de 12 (doze) meses, renovável sempre por igual período.

A Translago irá encaminhar ao Setor de Arrecadação o processo contendo a Licença e a informação da quantidade de caçambas para emissão da guia de pagamento da taxa de licenciamento.

 

PASSO 5 – PAGAMENTO DA GUIA DA TAXA DE LICENCIAMENTO E RETIRADA DA LICENÇA (Responsável: Caçambeiro)

O caçambeiro deverá retirar no Setor de Arrecadação Prefeitura (Rua São João, 290, Centro, de segunda a sexta-feira de 12 às 18 horas) a guia para pagamento da taxa de licenciamento para cada caçamba. Após pagamento da guia, e baixa do mesmo no sitema, o Caçambeiro deverá apresentar o comprovante de pagamento ao Setor de Arrecadação para retirar a Licença.

 

PASSO 6 – CADASTRO NO SITE PARA EMISSÃO DE GTRCC (Responsável: Caçambeiro)

Paralelo ao processo físico de cadastro das caçambas para emissão da Licença, o caçambeiro poderá realizar o cadastro no sistema para emissão das Guias de Transporte de Resíduos de Construção Civil – GTRCC.

Todas as vezes que for realizar um serviço, o responsável pela caçamba deverá acessar o seu cadastro na página da Prefeitura para gerar a GTRCC – Guia de Transporte de Resíduos de Construção Civil.

A GTRCC será gerada após o responsável informar o local de origem dos resíduos e o local de destino dos mesmos.

A GTRCC deverá estar com o motorista durante todo o período do respectivo serviço e, após a conclusão do mesmo deverá ser arquivada pela empresa para ser apresentada à Prefeitura quando solicitada.

A baixa da GTRCC, no sistema, poderá ser feita após a confirmação do recebimento dos resíduos pelo destinatário.

A prestação de serviço sem a emissão da respectiva GTRCC sujeitará a empresa a penalidades.

A renovação da Licença da Caçamba, da empresa ficará condicionada à regularidade das GTRCC.

 

PASSO 7 – LIBERAÇÃO DO SISTEMA (Responsável: Translago)

Após retirada da Licença pelo Caçambeiro a Translago irá liberar o cadastro no sistema para o usuário continuar a emitir as Guias de Transporte de Resíduos de Construção Civil – GTRCC.

 

PASSO 8 – FISCALIZAÇÃO (Responsável: Coordenadoria de Fiscalização)

Segundo Decreto 3.351/17, art. 4°, § 2º, a fiscalização das caçambas ficará a cargo da Coordenadoria de Fiscalização, devendo ser observado principalmente as disposições dos Art. 6º, 7º, 8º e 9º.

 

REQUERIMENTO PARA CADASTRO E LICENÇA PARA CAÇAMBAS

 

LINK PARA CADASTRO E SOLICITAÇÃO DE GUIA

https://gtrcc.lagoasanta.mg.gov.br/register

 

 

A Prefeitura de Lagoa Santa adotou um novo olhar sobre a gestão e este conceito se multiplicou em ações e projetos. Neste sentido, a secretaria de Desenvolvimento Urbano por meio da Diretoria de Meio Ambiente trabalha a limpeza urbana em consonância com a educação ambiental como ferramenta transformadora.

Formar cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente que promovam o desenvolvimento de uma sociedade sustentável é a lógica de todas as iniciativas que serão adotadas nesta administração.

Para realizarmos tudo isso, precisamos ESCUTAR o meio ambiente. ENTENDER suas mensagens e REALIZAR a nossa parte.

Ações simples como não jogar lixo na rua, depositar o lixo de casa nos dias e horários corretos, não descarregar os resíduos em local proibido, separar os resíduos recicláveis, tudo isso gera benefícios para todos e não depende do poder público. Preservar a natureza e manter a nossa cidade limpa é um dever de todos.

2017 09 26 PHOTO 00000062

 

CARTILHA LIMPEZA URBANA

 

 

LOCAIS E HORÁRIOS DAS COLETAS

 

 

 

Um acordo firmado esta semana entre o Ministério Público do Trabalho (MTP), a Promotoria de Justiça de Lagoa Santa, a empresa Marangoni Tread Latino América e o Município de Lagoa Santa viabilizará parte do financiamento da construção da Central de Triagem de Resíduos Sólidos Urbanos da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lagoa Santa (ASCAMARE).

Leia mais...

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no próximo dia 5 de junho,  a Prefeitura e a Diretoria de Meio Ambiente promovem ações de conscientização e preservação do meio ambiente com ações voltadas para a sustentabilidade, consumo consciente e doação de mudas.

Leia mais...