Entre as preocupações ambientais existentes na sociedade atual, destaca-se a questão do ÓLEO de COZINHA.

Integrante fundamental da culinária regional (bem como de outras), e indispensável à boa mesa, ele não produz apenas saborosos aperitivos, seu descarte indiscriminado pode trazer malefícios significativos ao ambiente, sendo notória a necessidade de intervenção por parte do poder público para minimizar os danos causados por ele ao ambiente.

Depois de utilizado, quando chega a hora de descartar surge sempre a questão: O que eu faço com o óleo que sobrou? Jogo na pia da cozinha? No vaso sanitário? Em um espaço do jardim? Definitivamente não.

Possibilitar alternativas viáveis para que a população possa fazer o descarte correto do óleo de cozinha usado, é uma questão importante para o desenvolvimento social e ambiental do município. Devido a isso, propõe-se pelo programa ECO ÓLEO, que a cidade (por meio da Prefeitura e de parceiros responsáveis por locais de comércio e destinação adequada do resíduo).

A proposta é que a cidade possua PONTOS DE RECOLHIMENTO do ÓLEO DE COZINHA USADO, sendo que esse será feito por uma empresa capacitada pelo armazenamento e destinação final do mesmo, visando que esse possa ser utilizado novamente como matéria prima de outros produtos (como o biodiesel).

Pela difícil degradabilidade e alto poder de contaminação, o descarte incorreto do óleo de cozinha pode causar uma série de danos ambientais, bem como de gastos públicos para manutenção e permanência de suas condições favoráveis. Dentre eles pode-se destacar:

  • Incrustações e aumento da pressão interna das tubulações, o que pode romper dutos, contaminar o solo e lençol freático;
  • Onera em 45% o tratamento de esgoto, além da maior necessidade de utilização de produtos tóxicos que degradam o ambiente;
  • Prejudica as comunidades aquáticas, pois 1 litro de óleo de cozinha polui cerca de 1 milhão de litros de água;
  • Aumenta o aquecimento global, pois, em contato com a água, o óleo decompõe-se anaerobicamente, liberando gás metano e poluindo a atmosfera;
  • Impede a drenagem da água no solo o que pode causar alagamentos.

Fique atendo aos programas desenvolvidos pela Secretaria e continue contribuindo para a qualidade ambiental.

Pontos de coleta:

  • Supermercado Ponto Certo – Praça JK, nº 54 – Centro
  • Supermercado Zeca – Rua Pinto Alves, nº 3185 – Vila Maria
  • Padaria Sabor Real – Av. São Sebastião, 1650 – Campinho