Pensando na questão ambiental, prejuízos do lixo, bem como na necessidade de uma educação ambiental que atinja diretamente a população, foi criado em Abril de 2010 por meio da Secretaria de Meio Ambiente, o Projeto Eco Art.

Utilizando o princípio dos 5 R’s (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e vislumbrando a possibilidade de auxiliar na renda familiar de algumas pessoas, além de agir de maneira efetiva junto a população, apresentando possibilidades simples de se fazer algo pelo meio ambiente, foi desenvolvido, com o patrocínio da empresa Cimentos Liz o ECO ART. Este trata-se de oficinas de educação ambiental, voltadas para o artesanato a partir da reutilização de materiais que até então poderiam ser considerados como rejeitos e iriam para o lixo. Busca-se gerar com isso uma grande corrente, onde a multiplicação de pequenas ações que em conjunto, fazem grande diferença para a qualidade ambiental.

As oficinas estão abertas a toda a população a partir dos 12 anos de idade, e envolvem atividades para atender interesses diferentes, no momento são oferecidas cinco modalidades:

PRODUÇÃO DE MUDAS
• Demonstração das diversas formas de se produzir uma muda de acordo com espécies e interesses de plantio. Viabilizando o contato direto com o ambienta e dinâmica de proliferação de espécies vegetais.

PRODUÇÃO DE SABÃO A BASE DE ÓLEO VEGETAL USADO
• Confecção de sabão artesanal feito a partir do óleo utilizado na culinária, uma maneira simples de evitar a poluição das águas (superficiais e soberanias).

ARTESANATO COM FANTOCHE
• Produção de fantoches de dedo que utilizam pouca matéria prima, possuem valor de mercado e possibilidade de reaproveitamento de material.

DESENHO E BRICOLAGEM
• Reaproveitamento de embalagens, industrializadas (ex: milho verde, azeitona, achocolatado) feitas a partir de técnicas de decupage, valorizando-as em uma nova roupagem, o que aumenta o tempo de vida útil das mesmas.

ARTESANATO COM FUXICO
• Oficina de artesanato que propõe o reaproveitamento de sobras de tecido, produzindo lindas peças que podem servir com bons acessórios, decoração e aplicação em roupas customizadas.

PUFF DE PET

§Oficina voltada para o reaproveitamento de garrafas PET, visando à produção de utensílios úteis, e que não impedem o posterior aproveitamento do material para a reciclagem.

ARTESANATO COM FELTRO

§Utilização do artesanato para produção de peças criativas, que podem ser confeccionadas com objetos e retalhos que muitas vezes dispensados no nosso dia a dia.

HORTA CASEIRA

§Atividade simples e dinâmica de reforçarmos o nosso contato e respeito com o meio ambiente, desenvolvendo técnicas de plantio que podem ser aplicadas a pequenos espaços e a uma variada gama de legumes, verduras, plantas medicinais e aromáticas que são muito bem vistas na culinária e por apreciadores de natureza.

PAPEL RECICLADO ARTESANAL

§Produção de papel reciclado aplicando técnicas interessantes e alternativas de aproveitamento de papéis que usados, considerados inúteis no nosso dia a dia.

A intenção é que o projeto se torne uma ação permanente na pauta de ações desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente para a população, e que posteriormente sejam acrescentadas outras oficinas que englobem o mesmo objetivo.

Lembramos que é importante contar com a participação da sociedade para que esses objetivos sejam alcançados, as oficinas são ministradas para a população e é a presença dela que permite que o projeto continue caminhando. Mantenha-se atualizado sobre o cronograma das oficinas clicando no calendario :

Para mais informações e inscrições entre em contato com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente à Rua Barão do Rio Branco, 44, salas 201 e 202 ou nos telefones:
(31) 3688-1308 / 1370.