CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR MAGDA SOARES

O Centro de Referência do Professor, situado no Prédio Histórico da Antiga Escola Doutor Lund, foi criado para atender as demandas pedagógicas da Rede Municipal de Ensino. No Local são realizadas reuniões, exposições e ministrados cursos e palestras. Com o objetivo de atender todos os professores e demais profissionais da educação, com capacitações e espaços para pesquisa, ampliando o conhecimento e as experiências profissionais.

Estão agregadas ao espaço as ações do núcleo de Alfabetização e Letramento e do Núcleo de Estudos e Práticas Educacionais (NEPE).

 

NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

O Núcleo de Alfabetização e Letramento foi criado pelo Decreto Nº 2.104, de 26 de Abril de 2011. Tem como objetivo garantir a todas as crianças da rede pública de ensino o direito de aprender a Ler e Escrever, dando-lhes condições não só de prosseguirem, com sucesso, sua escolarização, mas, sobretudo de se apropriarem de competências indispensáveis para a plena inserção na vida social e profissional.

O Núcleo de Alfabetização e Letramento insere-se no Projeto ALFALETRAR, iniciado em 2007 com as escolas da rede pública do município, e tem como objetivo desenvolver habilidades da língua escrita com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

O Projeto Alfaletrar é coordenado por uma das maiores referências no País em Alfabetização e Letramento, Magda Soares, Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da mesma universidade, tem longa experiência no trabalho com alfabetização e letramento.

O Alfaletrar tem sido referência em todo o país e até mesmo fora, devido aos resultados alcançados pelo município. Em 2013 o município recebeu a visita  da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO,  que divulgou as práticas desenvolvidas pelo projeto.

Desde o ano de 2013 a Fundação Lemann acompanha o município para divulgar em uma plataforma educacional, a experiência positiva do projeto que através do ensino orientado por metas tem alcançado bons resultados e, em breve, será referência nas metodologias de educação do MEC. 

Lagoa Santa deu um salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e hoje está a três décimos da excelência, segundo o Ministério da Educação.

Atualmente, o projeto beneficia aproximadamente 5.393 (cinco mil, trezentos e noventa e três) alunos da Educação Infantil e Séries Iniciais (1º ao 5º anos) e 371 Professores que atuam na Educação Infantil e 1º ao 5º anos das 23 escolas da  Rede Municipal de Educação.

 

ALFALENDO E PARALFALETRAR

Através do Projeto Alfaletrar são desenvolvidos duas exposições anualmente:

A mostra dos recursos metodológicos dá visibilidade ao trabalho de sucesso desenvolvido pelas professoras da rede pública municipal de Lagoa Santa. Acontece há 8 anos, portanto já é referencia regional e nacional, sendo muito esperado por todos os educadores. É um trabalho de cunho educativo, totalmente voltado para a Alfabetização e Letramento. Realizado em conjunto com as professoras de educação infantil e ensino fundamental das escolas municipais de Lagoa Santa, o Alfaletrar desenvolve trabalhos diários, como leitura de histórias, visitas constantes às bibliotecas, envolvimento dos alunos em atividades culturais, entre outras.

O Alfalendo surge do desejo em compartilhar as práticas literárias desenvolvidas com os alunos na área da alfabetização e letramento, entre professoras da rede municipal de ensino.

  È um trabalho de cunho educativo, totalmente voltado para a literatura, no qual a troca de experiências acontece entre os professores da Rede Municipal. A partir do Projeto, todas as escolas da Rede Municipal possuem bibliotecas literárias com um grande acervo literário.

O Paralfaletrar surge do desejo em compartilhar as práticas desenvolvidas com os alunos na área da alfabetização e letramento. PARALFALETRAR: Para Alfabetizar e Letrar que tem como objetivo compartilhar experiências na área da alfabetização e letramento entre professoras da Rede Municipal.

O trabalho do Núcleo de Alfabetização e Letramento contribui para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB do Município.

 

PROGRAMA  ESCOLA DA INTELIGÊNCIA

O PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA é composto por um KIT DE LIVROS DIDÁTICOS desenvolvido como uma metodologia da Teoria Multifocal idealizada pelo médico psiquiatra e escritor Dr. Augusto Cury, que tem o objetivo de desenvolver os amplos aspectos da inteligência, promover a saúde emocional e a paz com a construção de relações saudáveis. O material proporciona um apoio no desenvolvimento das atividades dos professores, alunos e estimula a participação dos pais/responsáveis. São contemplados pelo programa os alunos da rede municipal do Infantil I, Infantil II, 1º ano ao 9º do ensino fundamental e a Educação para Adultos.

 

PROGRAMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

O Programa Escola de Tempo Integral é uma Lei Municipal nº3357 de 28 de junho de 2012, que se destina às escolas municipais de educação básica e tem como proposta a ampliação da carga horária do aluno. Em um turno é desenvolvido o Currículo Básico, compreendendo os componentes curriculares da Base Nacional Comum e da parte diversificada. Em outro turno, conforme projeto desenvolvido pela escola, são realizadas atividades que ampliam as possibilidades de aprendizagem dos alunos, com o enriquecimento do Currículo Básico, com ênfase na alfabetização, letramento, matemática e ampliação do universo de experiências artísticas, socioculturais e esportivas.

A proposta do município é reorganizar o espaço e o tempo do aluno por intermédio de um currículo integrado, dialetizado e flexível. Assim, o currículo passa a ser entendido como um eixo dinâmico, integrador e estimulador de todas as ações projetadas e desenvolvidas pela escola

Atualmente o programa está em desenvolvimento em toda a rede municipal, o atendimento é realizado na própria escola e para as escolas que não dispõem de espaço físico o atendimento é realizado no Serviço de Convivência.

 

PLANETÁRIO DIGITAL MÓVEL

O Planetário Digital proporciona um melhor ambiente de ensino, bem como trazer cultura e conhecimento para a população e alunos do município, através de filmes full dome e simuladores de astros, estrelas.

È composto por equipamento de projeção digital de planetário de última geração e cúpula semi-esféricas.

 

PROGRAMA DE INCLUSÃO

A Criação do Centro de Inclusão: Centro de Informação e Formação dos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais do Município de Lagoa Santa – Centro IN+FORMAR, através do Decreto Nº 2648 de 23 de abril de 2014. Antigo Prédio da Escola Dr. Lund, Praça Dr. Lund.

A criação do Centro de Inclusão surgiu da crescente demanda do município em acompanhar e informar toda a comunidade escolar, assim como formar os profissionais sobre a Inclusão de estudantes públicos alvo da educação especial, ou seja, os alunos com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas habilidades/Superdotação nas escolas regulares do Município de Lagoa Santa-MG.

 O conjunto de profissionais envolvidos no atendimento aos estudantes com deficiência realiza encontros e reuniões para formação continuada dos agentes pedagógicos envolvidos (professores, supervisores, monitores, especialistas e equipe do Centro de Inclusão IN+FORMAR). A inclusão escolar vem sendo implantada desde o ano de 2009. Entretanto de forma sistemática e monitorada acontece nesta gestão, ou seja, desde 2013: Hoje dentro de 18 escolas existem Salas de Recursos Multifuncionais com professores especializados em psicopedagogia ou educação especial que realizam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) ao público alvo da inclusão. Foi realizada licitação para os testes psicológicos e aquisição de materiais de uso permanente.

 

PROGRAMA DE APOIO ÀS PESSOAS COM SURDEZ 

O Centro IN+FORMAR implantou apoio às pessoas com surdez. Esta ação está prevista pelo MEC e deve atender as crianças surdas inseridas nas escolas regulares do município, assim como adultos jovens surdos matriculados na EJA. Desde 2014 o Centro IN+FORMAR acompanha individualmente o desenvolvimento das crianças com surdez orientando, também, o professor de atendimento educacional especializado (AEE) da escola regular em que a criança está matriculada. Existe ainda a oferta de cursos de capacitação e formação dos profissionais das escolas que tenham interesse em aprender ou aprofundar a Libras-Língua Brasileira de Sinais. O Centro IN+FORMAR promove formação do monitor/tradutor de LIBRAS.

Objetivos: - promover a educação bilíngüe LIBRAS-Português, por meio da formação continuada para profissionais do AEE e estudantes surdos ou com deficiência auditiva. Público beneficiado: alunos surdos e com baixa audição; profissionais das escolas do município.

 

 

PROGRAMA DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO – INCENTIVO A CRIANÇA TALENTO 

O Centro IN+FORMAR implantou o Programa de Identificação de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Esta é uma ação prevista pelo MEC onde o município deve identificar e atender crianças com altas habilidades/superdotação matriculadas nas escolas regulares do município. O Programa foi iniciado neste ano, espera-se que em dois anos todo o Programa esteja estruturado com parcerias importantes na promoção do desenvolvimento das crianças com altas habilidades/superdotação. 

Objetivos: incentivar a criança talentosa e apoiar a formação continuada de professores do AEE que atendem os estudantes com altas habilidades/superdotação dentro das escolas.

Público beneficiado: alunos com altas habilidades/superdotação; profissionais das escolas regulares do município.

 

 

PROGRAMA DE APOIO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

O Centro de Apoio Pedagógico à pessoa com Deficiência Visual (CAP) está previsto pelo MEC e tem prazo para funcionamento em grande escala, ou seja, tão logo a demanda aumente.

Entretanto, desde o ano passado o CAP acompanha o desenvolvimento das algumas crianças com baixa visão grave e cegueira, auxiliando tanto o professor do atendimento educacional especializado (AEE) da escola em que a criança está matriculada, quanto o professor de sala de aula. Promove cursos de capacitação e formação aos profissionais da escola que se interessam em aprofundar conhecimento na área da inclusão do aluno com deficiência visual. Espera-se que em dois anos todo o CAP esteja funcionalmente estruturado. O CAP mantém parceria com o Instituto Benjamim Constant, Instituição Dorina Nowill e Instituto Lara Mara de São Paulo.

Tem como beneficio apoiar a formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado e a produção de material didático acessível aos estudantes com deficiência visual. O Braille conta com 25 profissionais em formação.

Todos os alunos e profissionais das escolas do município, especialmente 08 alunos com cegueira e baixa visão severa e 200 (duzentos) alunos com baixa aquidade visual, mas corrigida com óculos. Totalizando cerca de 218 (duzentos e dezoito) alunos.



UAB - (Universidade Aberta do Brasil):

Endereço do Pólo da UAB - Lagoa Santa: Avenida Cel. Modestino Gonçalves, nº 90, Santos Dumont  - Escola Municipal Professor Mello Teixeira - Tel.: (31) 3689-5576
Observação: A UAB é um sistema de ensino na modalidade EAD – Educação à distância, criado pelo MEC e administrado pela Secretaria de Educação à Distância, Brasília - DF. O município de Lagoa Santa foi contemplado com a implantação deste Pólo para atender estudantes da região, conforme a disponibilidade de vagas das Universidades Públicas Estaduais e Federais, para cursos oferecidos pelas mesmas, em regime de graduação, pós-graduação, licenciatura e aperfeiçoamento.. Os vestibulares para seleção dos candidatos seguem as regras propostas por cada universidade.


INSTITUTO RESGATE DE LAGOA SANTA


Endereço: Rua das Acácias, nº 230, Acácias - Tel.: (31) 3687-0022
Presidente: Pastor Charles Ribeiro da Cunha
Observação: Atendimento, no contra-turno da escola, às crianças de 0 a 2 anos de idade, em situação de risco pessoal e social, dos bairros Vila José Fagundes, Pôr do Sol, Vila Maria, Moradas da Lapinha, Vila Rica, Santa Helena e Acácias, encaminhadas pelas escolas da região, Conselho Tutelar e Juizado da Infância e da Adolescência.

 

FORMAÇÃO CONTINUADA – PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios para garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para alcançar esta meta, o PNAIC tem como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores, que trabalham diretamente com as crianças. Esta formação se dá por meio de um curso que estrutura seu funcionamento na junção entre as universidades, secretarias de educação e escolas para a realização deste processo formativo.

Essa formação vem favorecendo além da discussão e ampliação de conceitos e textos de referência e a socialização e troca de experiências entre os professores, a prática da reflexividade, resultando na análise das práticas de salas de aulas, aliadas a reflexão teórica e reelaboração das práticas.

Em 2013, a ênfase do PNAIC baseou-se na formação em Língua Portuguesa e, em 2014, na formação em Matemática. Em 2015, ampliará para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada.

 

 

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA 

O grande objetivo deste projeto é dotar a Rede Municipal de capacidade própria (técnica e ferramental) para atender a Lei 11.769 que sinaliza a respeito o ensino obrigatório de música nas escolas. Pois a partir do período de implantação (seis meses), espera-se que todos os Professores do município consigam reger as aulas com o suporte do software utilizado.

O Projeto Música na Escola, permitir  à rede municipal de ensino agregar produtos e serviços que admitam, através de funcionalidades tecnológicas, métodos, praticas e atividades de ensino, criar estratégias voltadas ao emprego de instrumentos musicais, visto que a música desenvolve o raciocínio, a criatividade e outros dons e aptidões e deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo do componente escolar.

A Contratação de empresa (Midi Music Tecnologia Ltda-Me) especializada no desenvolvimento de projeto de música na escola, para atendimento aos alunos da rede municipal de ensino, envolvendo emprego de instrumentos musicais, hardware, software, serviços de instalação e treinamento dos profissionais da educação.

A Secretaria de Educação contratou o projeto com o objetivo de implantar o ensino de música nas escolas municipais, utilizando os professores A do município como regentes.

A Secretaria de Educação contratou o projeto com o objetivo de implantar o ensino de música nas escolas municipais, utilizando os professores A do município como regentes.

A Contratação de empresa (Midi Music Tecnologia Ltda-Me) especializada no desenvolvimento de projeto de música na escola, para atendimento aos alunos da rede municipal de ensino, envolvendo emprego de instrumentos musicais, hardware, software, serviços de instalação e treinamento dos profissionais da educação.

O público-alvo do projeto são alunos da educação básica matriculadosnas escolas da rede municipal de ensino de Lagoa Santa.

Até agosto de 2015 o projeto contempla 8 escolas do município: DonaAramita, Odete Valadares, Dona Santinha, Mércia Margarida, Coronel Pedro Vieira, Professora Claudomira, Professor Mello Teixeira e Herculado Liberato



EMPRESA BRASILEIRA DE INFRA-ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA - INFRAERO - PROJETO SOCIAL “ MINAS DE SONHOS”:


Endereço: Aeroporto Internacional Tancredo Neves - Confins - Tel.: (31) 3689-2798
Gestora da INFRAERO: Hellen Costa
Coordenadora Pedagógica do Projeto: Soraia Rocha
Observação: O Projeto Social - “Minas de Sonhos” é uma parceria da Infraero com os municípios de Pedro Leopoldo, Vespasiano, Confins e Lagoa Santa, na formação profissional de jovens (ambos os sexos) em situação social de risco, com ênfase na formação humana.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

PROJETO PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL

O projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Cultura do Município que estabeleceu duas escolas piloto para início do Projeto que visa proporcionar aos alunos a visão dos patrimônios materiais existentes no município e a importância de sua preservação e valorização dos mesmos para a memória de nossa história. Conseqüentemente será trabalhada a preservação do patrimônio da escola.


PROJETO VÔLEI EM REDE – NÚCLEOS LAGOA SANTA/MG

 
É uma parceria entre Instituto COMPARTILHAR e a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa que tem como características principais o ensino do voleibol como modalidade esportiva e o trabalho em rede envolvendo os três setores da sociedade, cada um com suas atribuições, porém buscando um objetivo comum.  No caso dos Núcleos Lagoa Santa/MG, a parceria pública é com a Prefeitura de Lagoa Santa e os 2 núcleos estão instalados em escolas municipais: Núcleo Campinho – Escola Municipal Coronel Pedro Vieira de Freitas com 75 alunos e Núcleo Santos Dumont – Escola Municipal Professor Mello Teixeira com 75 alunos, visando valorizar a escola como célula transformadora e estabelecer um vínculo com o ensino formal.Espera-se com este projeto contribuir para a formação integral do cidadão por meio do esporte, buscando trabalhar os valores do esporte para formar os valores cidadãos; estimular a prática esportiva, a melhoria do nível de saúde da população, a ocupação dos jovens e adolescentes no horário do contra turno escolar; promover atividades visando à proteção da criança e adolescente, servindo como alternativa sadia para esta etapa de formação do ser humano; e favorecer o desenvolvimento da igualdade de oportunidade entre pessoas, atendendo alunos de escolas públicas preferencialmente em comunidades menos favorecidas.

 

APAE / LAGOA SANTA (ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS):

Endereço: Rua Lindolfo da Costa Viana, 222, Várzea - Tel.: (31) 3681-1794
A APAE de Lagoa Santa, através da Escola Flávio da Fonseca Viana de Educação Especial, atende alunos a partir de 2 anos de idade, nas modalidades: Pré-Escola, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos / EJA (1º segmento) e Educação Profissional. Além disso, desenvolve programas específicos para alunos com necessidades educacionais especiais, atendimento itinerante nas escolas do município, atendimentos clínicos, educação precoce e sala recurso como apoio complementar ao trabalho realizado nas escolas comuns. 


PROJETO TETRATLON - ATLETISMO PARA TODOS

 O TETRATLON é um projeto que a Secretaria de Educação tem em parceria com a Diretoria de Esporte e Lazer. È um acordo de cooperação técnica junto à Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG onde alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Lagoa Santa são selecionados para participarem de treinamentos de alto rendimento de atletismo no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG. A Secretaria Municipal de Educação cede o transporte e a Empresa Cimentos Liz é parceira e patrocina o lanche dos atletas.

Desenvolver o atletismo voltado para o desenvolvimento motor, social e de rendimento de jovens atletas. O projeto também visa o desenvolvimento de atividade desportiva na modalidade atletismo, pelo professores de Educação física e orientados, nas escolas Municipais, Estaduais, particulares e comunidade em geral, voltada para o desenvolvimento motor, social e de rendimento de jovens atletas, que participaram de competições municipais, regionais e estaduais.