Viu foco do mosquito da Dengue?

Um lote vago?

Uma carcaça de veículo? 

Uma lona ou  mesmo a piscina do seu vizinho com criadouro do mosquito?

Então, liga pra gente! 

A Prefeitura lança mais uma ferramenta para que você possa nos ajudar a combater os focos do mosquito  transmissor da Dengue. 

O Disque Dengue, 3688-1310, o seu canal direto com a Secretaria de Saúde para de denúncias de locais com criadouros do mosquito. 

 Ah! Você não precisa se identificar. 

Basta ligar, denunciar  e o  restante, deixa com a  gente!

 

Leia mais...

Começamos a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que segue até 31 de maio. Em Lagoa Santa, as salas de vacinação estão prontas para receber a população. Aproveite a semana para vacinar com tranquilidade. Confira as salas de vacinação mais próximas de sua residência e não deixe de vacinar.

Dias úteis (segunda a sexta-feira)


UBS Campinho: 8h às 12h e 13h às 15h30
UBS Moradas da Lapinha: 8h às 12h e 13h às 15h30
Policlínica Centro Oeste: 8h às 12h e 13h às 16h30
UBS Palmital: 8h às 12h e 13h às 15h30
UBS Recanto do Poeta: 8h às 12h30
UBS Aeronautas: 8h às 12h (segunda, quarta e sexta-feira)

Lembre-se de levar seu cartão de vacinas e um documento de identidade. Os pacientes com alguma doença precisam apresentar também o relatório médico.

O Dia D, considerado a data mais importante de mobilização nacional, está marcado para 04 de maio, um sábado. Neste dia, as seguintes Unidades Saúde de Lagoa Santa funcionarão de 8h às 17h: Lapinha, Campinho, Palmital, Moradas da Lapinha, Pôr do Sol, Policlínica Centro Oeste, Creche Maria dos Anjos, Aeronautas, Visão, CEMM - Centro de Especialidades Médicas Multiprofissionais e Novo Santos Dumont.

 

Quem deve vacinar?


Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos com idade acima de 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores e auxiliares de turma da rede pública e privada, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no posto de saúde.
A escolha do grupo prioritário se deve ao fato de eles serem mais vulneráveis aos efeitos da gripe e sofrerem mais com seus sintomas e consequências.
A vacina contra gripe é segura e salva vidas. Ela é feita de vírus inativo, portanto não provoca a doença.

Importância da vacinação


A vacinação é muito importante já que a gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo.
Segundo dados da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, em 2018 foram notificados 388 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 19 associados à Influenza. Dos 49 óbitos por SRAG, 1 associado à Influenza.
Já em 2019, o número registrado até o momento é de 373 casos de SRAG, sendo 10 associados com à Influenza. Dos 36 óbitos por SRAG, 1 encontra-se em investigação para associar ou não à Influenza.

Mais informações: (31) 3688-1425.

A Prefeitura promove a 1ª Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas que será organizada pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Rede de Atenção Psicossocial, do Colegiado Municipal de Saúde Mental e da Diretoria Municipal de Desenvolvimento Social, no dia 28, quinta-feira.

Leia mais...

Janeiro é um mês dedicado à saúde mental. Campanhas espalhadas por todo o país abordam o assunto de diversas maneiras. Lagoa Santa escolheu trabalhar a temática “Acolhimento para além do CAPS” no primeiro Seminário de Saúde Mental, que acontece no dia 25 de janeiro, a partir das 8h, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund.

O encontro reunirá profissionais e familiares com objetivo de fortalecer a rede de suporte às pessoas em tratamento por algum tipo de sofrimento mental. Buscando o cuidado para além dos equipamentos de saúde por compreender que a pessoa está inserida dentro de uma história, cultura e vida social.

Veja a programação:

Abertura: Secretário de Saúde do Município de Lagoa Santa

9h às 9h40 - Acolhimento na saúde mental: a chegada do paciente - Celso Renato da Silva

9h50 às 1030 - O paciente em crise: como manejar - Bernardo Vieira Goulart de Souza

10h40 às 11h20 - De quem é este paciente? Uma conversa entre instituições. - Juliana Mota Meirelles

11h20 às 12h00 - Perguntas e discussão

13h00 às 13h15 - Dinâmica com educador físico

13h20 às 14h00 - Rompimento de vínculos familiares, sociais e de tratamento : o que temos a ver com isso? Tatiana Goulart

14h às 14h30 - Perguntas e discussão

14h30 às 15h30 - Roda de conversa: Práticas da Saúde Mental no Município

15h30 às 16h00 – Encerramento

A Portaria nº 002/2019 da Secretaria Municipal de Saúde promove a participação dos profissionais da Saúde interessados no processo de atualização da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) de Lagoa Santa.

As propostas de inclusão, exclusão ou substituição dos medicamentos disponíveis na Rede Municipal de Saúde serão analisadas por uma comissão técnica que produzirá um relatório conclusivo para validação na Comissão Permanente de Farmacoterapêutica, que na sequência homologará uma nova relação revisada e atualizada de medicamentos.

Acesse o link: https://goo.gl/NfsofD até o dia 08/02/19 e dê a sua contribuição.