A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa por meio da atuação da Diretoria de Turismo e Cultura com a aprovação do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico (COMCEPH) realizou a atualização do inventário do patrimônio histórico do município. Uma das várias etapas dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Departamento de Políticas Culturais e Patrimônio Histórico, dentro do programa do ICMS cultural. O programa consiste em conceder uma pontuação aos municípios que fazem investimentos em ações voltadas para a valorização do patrimônio histórico e cultural, que são analisadas pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico) e revertidas através de uma verba mensal que é destinada aos municípios para o investimento em ações de valorização, promoção e divulgação do patrimônio histórico e cultural. Este ano foram atualizadas as fichas relacionadas aos seguintes bens: : 1 - Rua Aleomar Baleeiro 302, 2 - Rua João XXIII 188 (edificação demolida), 3 - Rua João XXIII 218, 4 - Rua João XXIII 280, 5 - Rua Pinto Alves 54 e 56, 6 - Rua Pinto Alves 57. Para o próximo ano, novos bens serão atualizados, se acordo com cronograma a ser estabelecido pela Diretoria de Turismo e Cultura e aprovação do COMCEPH.