Passamos um terço de nossas vidas trabalhando. Isso significa que o ambiente de trabalho é essencial quando o assunto é qualidade de vida e bem estar. Atualmente, os transtornos mentais respondem por uma parcela considerável das ausências no trabalho, além de causar outras dificuldades profissionais.Passamos um terço de nossas vidas trabalhando. Isso significa que o ambiente de trabalho é essencial quando o assunto é qualidade de vida e bem estar. Atualmente, os transtornos mentais respondem por uma parcela considerável das ausências no trabalho, além de causar outras dificuldades profissionais.

No Brasil, segundo, dados extraídos do 1º Boletim Quadrimestral sobre benefícios por incapacidade de 2017, divulgada pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda,  os transtornos mentais e comportamentais foram a terceira causa de incapacidade para o trabalho, totalizando 668.927 casos, cerca de 9% do total de auxílios-doença e aposentadorias por invalidez concedidos no período de 2012 a 2016.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que no Brasil, cerca de 23 milhões de pessoas sofrem com transtornos mentais e necessitam de algum atendimento em saúde. É muita gente, quase 12% da população.

Os desafios da globalização e do desenvolvimento tecnológico impõe condições que, muitas vezes, extrapolam os limites das habilidade e capacidades individuais. E o resultado disso, no ambiente do laboral, é o estresse que pode se transformar em depressão, síndrome do pânico e outros importantes transtornos mentais.

Como passamos grande parte do tempo no trabalho é importante que essa discussão seja levada para empresas. A saúde mental dos funcionários é essencial para o bom andamento das atividades.

Um ambiente onde os colaboradores se sentem frustrados, exauridos mentalmente e têm relações ruins entre si, é um ambiente que é prejudicial à saúde mental de quem o frequenta.

Cartaz Seminario SaudeMental Trabalho Web