O projeto Fanfarras e Corais de Lagoa Santa foi retomado pela Prefeitura com intuito de contribuir com a formação de jovens e crianças por meio da música, estimulando a troca de experiências ao proporcionar o intercâmbio entre os grupos. Atualmente, são nove escolas participantes.

Envolvidos em um ambiente lúdico, divertido e criativo, as crianças e jovens desenvolvem a sensibilidade por meio do acesso ao universo da música, além de trabalhar valores como união, espírito colaborativo, disciplina e socialização.

A iniciativa também contribui para a divulgação da tradição musical popular brasileira dentro das escolas da Rede Municipal de Ensino. Além de ser uma excelente oportunidade dos novos talentos ingressarem nas bandas de música e, assim, promover o resgate dessa tradição.