A Vigilância em Saúde é um conjunto de ações e práticas essenciais para a proteção da saúde da população. Por meio de diferentes componentes, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece serviços de qualidade que visam promover a saúde pública, prevenir doenças e garantir um ambiente seguro para toda população de Lagoa Santa.

 

Vigilância Sanitária - A vigilância sanitária é responsável por fiscalizar e regular as atividades que envolvem produtos, serviços e ambientes que podem afetar a saúde da população. Seu objetivo é garantir que esses elementos estejam em conformidade com as normas e padrões estabelecidos, reduzindo riscos à saúde. Para utilizar os serviços de saúde pública relacionados à vigilância sanitária, é importante estar atento aos estabelecimentos regulamentados, como restaurantes, hospitais, farmácias, entre outros. Caso identifique alguma irregularidade ou suspeita de contaminação, entre em contato com a autoridade sanitária local.

Vigilância Ambiental e Epidemiológica - A vigilância ambiental e epidemiológica tem como foco monitorar e investigar a ocorrência de doenças e agravos à saúde relacionados ao ambiente em que vivemos. A vigilância epidemiológica busca identificar surtos, epidemias e monitorar indicadores de saúde, enquanto a vigilância ambiental avalia e controla fatores ambientais que possam trazer riscos à saúde. Em caso de surtos ou suspeitas de doenças transmissíveis, entre em contato com a Unidade de Saúde Cuidar mais próxima ou com a Secretaria Municipal de Saúde para receber orientações e realizar os exames necessários.

Zoonoses - As zoonoses são doenças transmitidas entre animais e seres humanos. A vigilância em zoonoses visa prevenir, controlar e eliminar essas doenças, protegendo a saúde de todos. É importante manter as vacinas de animais domésticos em dia, além de adotar medidas de higiene adequadas ao lidar com animais ou frequentar áreas rurais. Caso suspeite de alguma zoonose, busque orientação em uma das nossas Unidades Básicas de Saúde ou no centro de controle de zoonoses para avaliação e tratamento adequados.

Imunização - A imunização é uma das principais estratégias de prevenção de doenças. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do SUS oferece vacinas gratuitas para a população, protegendo contra diversas doenças infecciosas. A imunização deve ser realizada conforme o calendário vacinal estabelecido, contemplando diferentes faixas etárias e grupos de risco. É importante manter a carteira de vacinação atualizada e buscar as Unidades Básicas de Saúde para receber as vacinas recomendadas.

Saúde do Trabalhador - A saúde do trabalhador engloba ações voltadas para a prevenção de doenças, a promoção da saúde ocupacional e segurança no ambiente de trabalho.

 

Cuide da sua saúde e contribua para uma sociedade mais saudável!

 

 

alt