A Translago finalizou, na última semana, o processo de vistoria dos veículos Permissionários e de todos os documentos referentes à prestação do Serviço Individual de Passageiros (táxi) do município.

 
alt

 

Nas vistorias são verificados itens de segurança, lataria, limpeza e funcionamento geral do veículo. As irregularidades identificadas são anotadas em relatório que acompanha o processo de documentação e alvará.


De acordo com o diretor da Translago, Roberto Félix, grande parte dos problemas encontrados nas vistorias são de fácil reparo. “O mais comum é encontrarmos lâmpada queimada. No entanto, existem casos mais graves que podem levar a causa de acidentes como vidro quebrado e ou trincado e pneu muito usado”, disse.


Os veículos de transporte público de Lagoa Santa passam por vistorias constantes para que os usuários possam usufruir dos seus serviços com mais segurança.  A vistoria é realizada anualmente para a renovação dos alvarás ou das licenças de permissão.


Os transportes escolares e coletivos também passam pelo mesmo processo, mas com uma periodicidade diferenciada. Esses veículos são vistoriados semestralmente, devido ao grande número de usuários diários.


VISTORIA

O município conta com 143 permissões para o Serviço Individual de Passageiros (táxi). Somente os veículos que passam pelas vistorias têm seus alvarás renovados para execução do serviço no ano vigente.

 

Itens

Pneus, funilaria e pintura, dispositivos elétricos (setas, faróis, buzina, etc.), limpeza interna e externa, vidros e para-brisas, funcionamento de ar condicionado, litragem e limpeza de porta malas, quilometragem e vida útil (cinco anos no máximo) e demais itens previstos na Lei 3193/11 (Lei que regulamenta o serviço individual de passageiros).

 

Documentação

Documentos obrigatórios para veículos Permissionários e Condutores auxiliares:
CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos em dia), laudo de aferição de taxímetro referente ao ano, laudo de aferição de gás veicular (GNV) atualizado, carteira de habilitação, atestado médico e psicológico atualizado, certificado de curso de capacitação para condutores de táxi.