O Prefeito Rogério Avelar esteve no dia 2 de dezembro na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para receber a Medalha do Mérito de Defesa Civil, a cerimônia homenageou personalidades e instituições que se destacaram na prestação de relevantes serviços à comunidade mineira em assuntos de Defesa Civil.

A condecoração é feita pelo Gabinete Militar do Governador de Minas Gerais que tem a finalidade de planejar, coordenar e executar as atividades de segurança do governador, vice-governador e seus familiares, bem como realizar as ações de Defesa Civil no Estado no estado.
Em Lagoa Santa a prefeitura mantém uma equipe multidisciplinar para tratar as questões referentes à Defesa Civil, profissionais de várias secretarias estão envolvidos no trabalho, o que proporciona um tratamento adequado tanto na prevenção de possíveis problemas, quanto na agilidade de propor soluções que assegurem o bem-estar da população.
O período de chuvas demanda grande esforço por parte das autoridades, principalmente na prevenção, socorro assistencial e ações reconstrustivas.