A partir da Constituição de 1988, a descentralização e a municipalização da gestão pública como novo formato democratizador impôs aos municípios o desafio de terem que lidar com seus próprios problemas dentro das mais diversas áreas de gestão municipal, superando a irrisória atuação que até então exerciam, propiciando-lhes maior legitimidade de governança.

O município passa a ser um ator político fundamental, elemento central da articulação entre sociedade civil, iniciativa privada e as diferentes instâncias governamentais, devendo ser capaz de incentivar a cooperação social na busca de respostas integradas aos problemas sociais das famílias/cidadãos, tais como: emprego, educação, saúde, cultura, moradia, transporte, segurança.

O risco e a vulnerabilidade sociais derivam de uma complexidade de fatores que interagem e atuam reforçando um ao outro. Assim os problemas sociais, objetos das diversas políticas setoriais, devem ser compreendidos de forma sistêmica, pois são interligados e interdependentes, com uma realidade complexa que se apresenta como uma teia de relacionamentos diversos.

É sob essa perspectiva que a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa cria o Programa Ação
Integrada, que visa garantir a melhoria da qualidade de vida da população lagoassantense, principalmente dos mais vulneráveis socialmente. O Programa tem em como referência os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (OSMs) propostos pela ONU no ano 2000.

_______________________________________________________________

AÇÃO INTEGRADA NAS COMUNIDADES

O Programa Ação Integrada de iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social tem como objetivo o desenvolvimento de atividades que colaborem para que os Objetivos do Milênio da ONU (Organização das Nações Unidas) sejam alcançados no município de Lagoa Santa. Em 2011 o programa levou aos bairros da cidade diversas atividades, aulas de artesanato e violão, escolinhas de futebol para as crianças, oficinas de dança e até um aniversário de 15 anos coletivo foi organizado para os jovens do bairro Palmital.

Para promoção destas ações, os organizadores do projeto buscam a integração de diversos atores sociais para o seu desenvolvimento, ou seja, as ações podem envolver secretarias da administração municipal, organizações não-governamentais, empresas e a própria população. “A intenção é fortalecer o vínculo da comunidade com atividades que melhorem a qualidade de vida de todos e assim contribuir para que o município atinja os Objetivos do Milênio” foi o que afirmou a Secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Tavares, ao explicar como são desenvolvidos os projetos do Ação Integrada.

Para 2012, já estão agendadas novas atividades, com destaque para as qualificações profissionais oferecidas pelo CVT em parceria com o SENAC, que levarão, a partir de março, o curso de organização de festas infantis, para os moradores do bairro Promissão e o curso de manutenção de microcomputadores para o Ovídio Guerra.

Fotos do Ação Integrada:

{oziogallery 407}

_______________________________________________________________

Objetivos do Milênio Definidos pela ONU

No ano 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou uma reunião com representantes de 191 países para discutir os principais problemas mundiais que afetavam diretamente a qualidade de vida da população. Desse encontro nasceu o Pacto do Milênio com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que visam tornar o mundo mais solidário ao propor a eliminação da pobreza até o ano de 2015, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas. As metas definidas são os compromissos assumidos por cada governante para se atingir os objetivos, e os indicadores os instrumentos que servem para medir se o governante irá atingir a meta ou não no prazo estabelecido.