Será instalado em Lagoa Santa, em uma área doada pela Prefeitura Municipal o maior banco de tecidos biológico da América Latina. O Centro de Tecidos Biológicos - Cetebio - está sendo construído no Distrito Industrial da cidade, e será referência no assunto. A implantação do Cetebio representa um importante passo no tratamento de enfermidades graves, como doenças de pele e doenças relacionadas ao sistema imunológico (imunodeficiências).

Com a implantação do Centro, também estão previstas a disponibilização de peças ósseas, válvulas cardíacas e pele alógena para tratamento de politraumatismos, doenças cardiovasculares e queimaduras.

Sob a administração da Fundação Hemominas, o Cetebio atuará na captação, seleção, coleta, processamento, armazenamento e distribuição de tecidos e materiais biológicos seguros, de alta qualidade técnica. Os tecidos serão retirados de doadores vivos e não vivos e destinados aos hospitais autorizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Cetebio é a primeira iniciativa no Brasil a integrar diversos bancos de tecidos e células em uma única estrutura física e organizacional. A estrutura vai otimizar os processos, reduzir os custos e melhorar a logística, permitindo maior compartilhamento de conhecimentos, além de promover processos seguros e totalmente rastreáveis.

O Centro oferecerá aos médicos e pacientes produtos de qualidade e, aos familiares e doadores, respeito e responsabilidade.

Estrutura do Cetebio

A estrutura técnica do Cetebio prevê a integração de seis bancos de sangues e de tecidos, cada um com objetivos específicos:

- Banco de Sangues Raros (BSR)

- Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) e Banco de Medula Óssea (BMO)

- Banco de Pele (BP)

- Banco de Tecidos Musculoesqueléticos (BTME)

- Banco de Valvas Cardíacas (BVC)