Foi realizado no dia 18 de maio o primeiro Seminário de Compras Públicas do Município de Lagoa Santa e os gestires e servidores foram apresentados as novas ferramentras de compras públicas com a integração dos setores de almoxarifado, contratos e convênios, compras, licitações da Prefeitura.

O objetivo do seminário foi levar aos gestores e servidores que trabalham diretamente com os processos de compras as novas ferramentas e procedimentos adotados pela administração municipal para a racionalização e modernização dos procedimentos de compras do município.
A Secretaria Municipal de Administração promoveu a integração dos setores de almoxarifado, contratos e convênios, compras, licitações para dar maior agilidade nos processos e trazer mais benefícios à população. “As compras públicas devem atender a comunidade quando ela necessita. Com a integração dos setores estamos acabando com a morosidade dos processos internos de compras o que vai influir diretamente nos serviços prestados à população,” disse a Secretaria Municipal de Administração Mara Regina de Souza Barbosa.

Durante o seminário também foi apresentado a Unidade Gestora de Compras (UGC). A unidade gestora é composta por representantes de diversas Secretarias Municipais e será responsável por filtrar e coordenar todo o início do processo de compras evitando possíveis falhas, principalmente, nas solicitações para o início de licitações.

O Integrante da Unidade Gestora de Implantação (UGI) José Leopoldo Melo Corrêa exemplificou a mudança ocorrida no município desde 2006 em relação aos processos de licitação. “Quando assumimos em 2006, constatamos que em cada 100 processos de licitação realizados pela Prefeitura, 70 eram na modalidade Carta Convite. Hoje, já conseguimos reduzir em quase 90% a utilização desta modalidade e estamos trabalhando com o Pregão, um processo mais adequado às compras nas administrações municipais”, finalizou.

De acordo com o professor Tadahiro Tsubouchi da Unidade Gestora de Implantação da Prefeitura o processo de Licitação é realizado para comprar o melhor e menor. “A licitação é realizada para comprar o mais vantajoso para a administração municipal. O melhor produto com o menor preço, e é neste caminho que estamos,” finalizou.
Desde o dia 15 de março o setor de compras do município foi integrado aos setores almoxarifado, licitação, convênios e contratos. A integração faz parte do processo de modernização da administração municipal e vai conferir mais agilidade e mais transparência nos processos de compras realizados pela Prefeitura de Lagoa Santa.