A Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (UAITEC) em Lagoa Santa foi inaugurada na última sexta, 21/03, com a presença de autoridades municipais, estaduais e de alunos da instituição. A unidade de ensino a distância está em funcionamento na rua Tristão Mariano, 145, no bairro Várzea, mesmo local do antigo CVT, que foi transformado na UAITEC.

O prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando Pereira, ressaltou a importância da inauguração. “Nossa cidade está se desenvolvendo, é preciso dar condições para a população se preparar para este momento”, destacou. A UAITEC é um programa gratuito, concebido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas. O objetivo é oferecer capacitação profissional por meio de uma rede de polos de educação à distância.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, agradeceu a parceria com o prefeito Dr. Fernando e ressaltou que Lagoa Santa possui um ambiente propício para a educação e a cidadania. Ainda durante o evento, a pintora, escultora, ceramista e designer, Leda Gontijo, foi homenageada por causa de sua carreira.

Nascida em Juiz de Fora, ela escolheu Lagoa Santa para morar e sempre realiza atividades artísticas e culturais no município. Leda destacou a satisfação pela homenagem e inauguração da UAITEC.

Estrutura

Entre os cursos já em funcionamento e que estão previstos para a unidade de Lagoa Santa, estão os de idiomas, informática, tecnólogos, graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado.

O espaço é composto por salas de videoconferência e inclusão digital, laboratório virtual, centro de processamento de dados, além de núcleo de apoio ao empreendedor/agente local de inovação. A estrutura planejada oferece acessibilidade para pessoas com deficiência.