“Hoje, a cidade de Lagoa Santa tem capacidade para realizar a maioria dos exames de saúde requeridos pela população. Apenas os exames mais complexos são realizados em outras cidades, cerca de quatro ou cinco tipos apenas”. Esta informação foi dada pela gerente do setor de sistemas de informação em saúde da prefeitura municipal, Sandra Sus, no programa “Saúde em Foco”, que foi ao ar na quarta-feira, 26/03, pela manhã, na rádio Super FM 87,9.



Sandra foi ao programa explicar como funciona a marcação de consultas especializadas, exames e cirurgias em instituições municipais e conveniadas. Ela disse que a demanda por agendamentos de exames tem aumentado muito após a contratação, pela prefeitura, de médicos especializados como ortopedistas, cardiologistas e angiologistas.

"Quando os agendamentos são para consultas e exames feitos no município, o tempo de espera é mínimo. A dificuldade, hoje, é com relação aos trabalhos que são realizados em convênio com clínicas e hospitais de Belo Horizonte, pois dependemos da agenda deles para marcar os serviços", explicou a gerente.

Sandra Sus disse que os agendamentos de consultas e exames são realizados nas Unidades Básicas de Saúde, logo após atendimento inicial com um clínico geral ou algum especialista. Explicou que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, hoje, quase todos os tipos de exames e cirurgias, com prioridade aos que se destinam a pacientes com câncer ou com problemas cardíacos.