Em Solenidade presidida pelo governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, foi empossada a Trigésima Diretoria da Granbel, no Palácio da Liberdade.

Nova Diretoria da GRANBEL

Em solenidade presidida pelo governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, foi empossada a Trigésima Diretoria Executiva da Granbel, no dia 1° de abril passado,no Palácio da Liberdade. O prefeito reeleito de Lagoa Santa, Rogério Avelar, do PPS,é o novo presidente da Granbel e leva para a Associação a sua experiência administrativa e política como Prefeito e à frente de entidades associativistas.

Durante a cerimônia de posse da Diretoria da Granbel, o governador Aécio Neves anunciou que vai assinar, até o final do mês de abril de 2009, as ordens de serviços do ProAcesso, programa que faz a ligação por asfalto dos municípios que ainda utilizam estradas de terra para alcance das rodovias-tronco em suas regiões. As novas ordens de serviços vão dar início ao restante das obras de ligação asfáltica entre todos os 853 município e Minas.

“Creio que até hoje, nenhuma região metropolitana do país alcançou o grau de maturidade política da nossa. E isso se deve a Granbel, que conquistou seu espaço e se projetou como interlocutora das forças sociais e políticas atuantes. Essa extraordinária convivência com a Granbel nos deu a inspiração e motivação para criarmos a Agência Metropolitana.” Aécio Neves
Iniciando seu pronunciamento, o presidente empossado, Rogério Avelar (PPS), agradeceu ao Governador Aécio Neves pela demonstração de “apreço e consciência em relação a importância da Granbel”,ao levar a posse da diretoria executiva para o Palácio da Liberdade.
O novo presidente da Granbel já está priorizando uma linha de atuação para os municípios que apresentam maiores dificuldades, criando uma rede de cooperação que vai permitir a participação de todos eles em programas e projetos dos governos estadual e federal.
“É necessário que a gestão metropolitana tenha uma visão holística, que privilegie todos os 34 membros da Granbel,a começar pelos municípios socialmente vulneráveis.” Rogério Avelar
Rogério Avelar (PPS) encabeçou a chapa única de consenso, comprovando a união e o momento político importante de fortalecimento da Entidade. Assume a vice-presidência o prefeito de Santa Luzia, Dr. Gilberto Dorneles (PMDB).Os diretores tesoureiro, secretário e administrativo são os prefeitos de Esmeraldas, Luiz Flávio Malta Leroy (PPS); de São Joaquim de Bicas, Antônio Carlos Resende (PMDB) e de Taquaraçu de Minas, Marcílio Bezerra da Cruz (PSDB). A diretoria pretende participar de todas as decisões do estado para a Região Metropolitana para ajudar a alavancar o seu desenvolvimento.

A GRANBEL – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi fundada em 1975 com o objetivo de representar os interesses e buscar soluções para os problemas de 5 milhões de habitantes, distribuídos em 34 municípios do Estado: Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Fonte: ASCOM GRANBEL