O Prefeito de Lagoa Santa Rogério Avelar concedeu ao "Jornal Lagoa Santa Noticias" uma entrevista exclusiva.

lagoa1

1) Jornal LS Notícias: Em algum momento o senhor achou que iria perder o cargo de prefeito conquistado com 56% dos votos válidos?

Rogério Avelar: Durante e após o período eleitoral respondi a diversas ações impetradas pelo segundo colocado nas eleições municipais. Até então, todas foram julgadas improcedentes. Na verdade nosso adversário tem a índole de perseguir as pessoas, de perseguir os adversários políticos. Tendo uma conduta como gestor municipal e como candidato pautada pela ética, pela probidade e pelo respeito à Lei e nunca imaginei e nem imagino a possibilidade de perder o cargo de prefeito. Sou um pai de família zeloso, um profissional respeitado nacionalmente, tenho uma atuação religiosa ativa, participo do trabalho associativo voluntário desde 1979 e como político tenho construído uma reputação de administrador responsável e comprometido com a qualidade da gestão pública e com as causas sociais. Por tudo isto, sempre confiei na seriedade e na imparcialidade da justiça. Fiquei surpreso com a decisão da Juíza eleitoral de Lagoa Santa, com a condução deste processo e principalmente, com o cerceamento do direito da ampla defesa, imprescindível no estado democrático de direito.
2) LS Notícias: Esta liminar concedida pelo desembargador José Tarcízio de Almeida Melo, presidente do TRE, fez justiça?

RA:
Considerando que a Juíza Eleitoral decidiu por me afastar do cargo de prefeito municipal sem que eu sequer soubesse do teor da sua decisão, sem que eu tivesse a mínima condição de me defender, sem que esta respeitasse a questão legal e processual publicando a sentença em cartório, acho que foi feita justiça sim, mantendo um prefeito eleito com 56% dos votos no cargo.
3) LS Notícias: O senhor acha que estas denúncias feitas pelo ex-prefeito Genesco Aparecido que motivaram a sentença da juíza eleitoral de Lagoa Santa foram fundamentadas em quê?

RA:
Estas denúncias estão fundamentadas na conduta pessoal do ex-candidato. Todas as vezes que o nosso adversário sofreu uma derrota política, imediatamente, começava uma onda de denúncias visando desestabilizar os gestores vitoriosos. Quem em Lagoa Santa não sabe disto? Quem já se esqueceu da afirmação do tipo “Eu vou tirar fulano, eu vou caçar beltrano”. Isto é próprio de quem se acha dono da cidade, das pessoas e das mentes. Mas Lagoa Santa mudou, nossa população consciente e destemidamente não aceita a tutela de quem quer que seja, e definiu nas urnas de forma livre, democrática e soberana o destino e o futuro da nossa cidade.
4) LS Notícias: Em entrevista à Rádio Itatitaia, Genesco afirma que um dos primeiros atos na prefeitura seria verificar as mais de mil contratações ilegais e também questionou os R$ 17 milhões da obra do PAC. O que o senhor tem a dizer sobre isto?

RA
: Acho que deve ser muito difícil para ele ter governado a cidade por doze anos e neste período ter realizado tão pouco e ser derrotado por um prefeito que em apenas dois anos revolucionou a cidade. Inauguramos seis postos de saúde, construímos novas escolas e reformamos mais onze escolas do município, ampliamos a rede de esgoto sanitário de 16% para 50% da cidade, construímos novas praças, pavimentamos diversas ruas, reformamos nove campos de futebol, implementamos o sistema de transporte coletivo bairro a bairro, reformamos a rodoviária, implantamos a UAB Universidade Aberta do Brasil com ensino público, gratuito e de qualidade, implantamos o sistema de gestão integrada e o projeto Lagoa Santa 100% digital, regularizamos o INSS dos servidores municipais, adquirimos novas máquinas e quatro novos ônibus para o transporte escolar com recursos próprios do município, valorizamos e capacitamos os servidores públicos, implantamos o novo plano de carreiras e vencimentos. Para falar a verdade, prefiro não comentar as declarações deste senhor, cada um que faça o seu juízo de valor.
5) LS Notícias: O senhor acha que este episódio pode manchar a sua imagem diante a opinião pública e especificamente, diante dos seus eleitores?

RA:
Não é fácil para um homem de brio passar por uma situação como esta. Tenho uma fé inabalável em Deus e esta é a minha maior força. Quem me conhece sabe das minhas atitudes. Confio na justiça e tenho a certeza que esta situação, extremamente constrangedora, vai se reverter. Mas o que me conforta é exatamente a posição do povo de Lagoa Santa, eleitores ou não, todos manifestaram sua revolta e indignação em relação à maneira como tudo isso aconteceu. Ressalte-se a postura do presidente da câmara, que logo após a decisão da juíza eleitoral, sem que eu sequer fosse notificado da decisão, se auto intitulou “Prefeito em Exercício”, e interditou repartições públicas e intimidou servidores municipais, numa afronta à democracia e a legalidade. É deste tipo de arbitrariedade, arrogância e abuso de poder que nosso povo está farto e demonstrou isso nas urnas, de forma cabal.
6) LS Notícias: Que lição o senhor tira sobre este episódio?

RA:
Na minha vida desde cedo aprendi a vencer obstáculos. Um político pode perder uma eleição, uma família pode perder um ente querido, um empresário pode perder um negócio, isto é a vida. O que não se pode perder é a dignidade e a moral, o respeito, a seriedade e o espírito de lutar e vencer. Uma adversidade não destrói uma vida, uma existência. A historia e a vida demonstram que a mentira, a fraude e a corrupção nunca prevalecem.
7) LS Notícias: A partir de agora, o senhor pretende mudar a postura da sua administração?

RA
: Desde que assumimos a prefeitura implementamos o conceito de gestão de qualidade, definimos objetivos, planejamos ações conjuntas buscando superar nossas metas. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade de vida do povo e Lagoa Santa. Para atingir este objetivo adotamos uma postura de profissionalismo, seriedade e transparência na gestão municipal. Esta vai continuar sendo a nossa conduta.
8) LS Notícias: Quais os seus projetos para superar esta crise e o que a cidade pode esperar de Rogério Avelar neste mandato?

RA: A crise econômica está dificultando a vida das pessoas em todo o mundo. As administrações municipais em nosso país sofreram uma queda vertiginosa de arrecadação. Em Lagoa Santa não é diferente, este vai ser um ano de grandes dificuldades. Iniciamos o mandato racionalizando procedimentos, integrando secretarias e economizando recursos. Toda crise nos faz refletir, é hora de inovar, de criar e de buscar soluções alternativas. Estamos estabelecendo parcerias junto aos governos estadual e federal para trazer novos investimentos e obras para o município. Integramos o consórcio de municípios COM 10, na bacia no ribeirão da Mata e vamos procurar implementar soluções conjuntas para os problemas comuns, principalmente nas áreas de saúde, saneamento básico, gestão de resíduos sólidos, urbanização, segurança pública e mobilidade urbana. A minha experiência como Presidente da Granbel tem facilitado o meu trabalho na gestão municipal, pois, diariamente, convivo com problemas e soluções dos 34 municípios que integram a região metropolitana de Belo Horizonte, uma população de cerca de 5 milhões de habitantes e algo em torno de 40 % do PIB mineiro. Neste contexto, o nosso povo pode esperar neste mandato muita luta e muita determinação para fazer de Lagoa Santa a cidade dos nossos sonhos. Uma cidade mais igualitária, fraterna e justa. Gostaria finalmente de agradecer a todas as manifestações de apoio recebidas desde a última sexta-feira, gostaria de agradecer a todos que se indignaram com esta situação e manifestaram publicamente a sua revolta. A vontade do povo é soberana e a vontade do povo de Lagoa Santa prevalecerá.