O Prefeito, Dr. Fernando Pereira, participou nesta quarta-feira, 18/6, da cerimônia de lançamento do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para o Transporte Metropolitano sobre Trilhos realizado.

O documento assinado pelo Governador Alberto Pinto Coelho tem a finalidade de obter propostas para definir a melhor alternativa para implementar a mobilidade urbana no Vetor Norte, ligando o Aeroporto Internacional Tancredo Neves ao centro de Belo Horizonte.

Entre as exigências para a implantação do sistema de mobilidade está a necessidade de que o novo modelo de transporte seja realizado sobre trilhos e não poderá utilizar utilizando o modelo de trânsito convencional. Outra exigência é que o novo sistema seja interligado ao Move, as linhas de ônibus da região e ao metrô.

O projeto também deverá priorizar a redução do tempo de viagem do centro de Belo Horizonte ao Aeroporto, as questões relativas ao meio ambiente, além de ser financeiramente sustentável.

De acordo com o Prefeito, Dr. Fernando, os investimentos confirmam a tese de que o Vetor Norte vem se transformando uma nova centralidade e que os investimentos tendem a priorizar a mobilidade urbana e a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região.

Segundo o Estado, em 120 dias o procedimento será concluído e o governo definirá qual a melhor tecnologia para o projeto que promete revolucionar o sistema transporte no Vetor Norte.