Anualmente, a Prefeitura de Lagoa Santa comemora o aniversário do seu ilustre morador Peter Wilhelm Lund, um homem surpreendente e apaixonante, que marcou em definitivo o nome da nossa cidade para o mundo.

Além disso, o trabalho realizado por Lund transformou a região cárstica de Minas Gerais, onde fica Lagoa Santa, berço dos estudos de paleontologia e arqueologia, em função da grande riqueza encontrada nas grutas da região arqueológica de Lagoa Santa. Isto é, o carste localizado aqui tem um significado especial para a história da ciência e da cultural do povo brasileiro.

Para celebrar os 217 anos de Peter W. Lund, a Prefeitura organizou uma série de eventos. Na programação, teremos simpósio de arqueologia, torneio de futebol e a entrega da Medalha Lund 2018, a maior honraria do Executivo Municipal. Trinta cidadãos que muito colaboraram para o desenvolvimento de Lagoa Santa, destacando a relevância do nosso patrimônio histórico, cultural e científico.

Festival de Futsal

Data: 09/06/2018
Horário: a partir das 8h
Local: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Rua José Magalhães Pinto, nº270 - Santos Dumont

Atividades Especiais Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

12/06

Bate papo sobre a Semana Lund com apresentação do documentário: “Museu em movimento”

Oficinas de Artes - Pintura Rupestre

Contação inspirada no livro Ossos do Ofício

Horário:15h20 às 16h20

13/06

Contação de história inspirada no livro Ossos do Ofício

Participação do escultor Celso Vieira

Horário:13h30 às 15h00

14/06

Visita ao Memorial de Lund

Exposição dos Trabalhos feitos pelos usuários do SCFV no antigo forno.

Horário:13h30 às 16h20

15/06

Visita às exposições da Rota das Doceiras e artesanatos da Rota Rupestre (servidores)

Local: Escola Municipal Dr. Lund

Horário: 10h às 12h

Palestras sobre Futebol

Data: 10 de junho de 2018 (domingo)

Local: Auditório José Marcos Sobrinho

Rua Vereador Ildeu Viana de Matos, 100 - Centro

Inscrições gratuitas: https://goo.gl/zSD5j7

Palestras:

Márcio Rezende de Freitas (comentarista da Globo e ex-árbitro de Futebol)

Temas: Ética, caráter e moral na formação dos atletas e Regras básicas do Futebol

Paulo Afonso Soares Júnior (jogador profissional)

Tema: Experiências no Futebol profissional no Brasil e no exterior

Jairo Barbosa da Costa (Educador Físico)

Temas: Origem do Futebol, iniciação esportiva e Capacidades adquiridas por meio do esporte

Rota das Doceiras

Artesanatos da Rota Rupestre

Data: 11 a 15 de junho de 2018

Local: Escola Municipal Dr. Lund

I Simpósio de Arqueologia

A Prefeitura promove por meio do Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire (CAALE) o primeiro Simpósio de Arqueologia no Carste de Lagoa Santa: O Patrimônio Legado. O evento será promovido nos dias 14 e 15 de junho, no auditório José Marcos Sobrinho (https://goo.gl/maps/4PNqMn6ph5n).

A proposta é estabelecer um diálogo entre a academia e a sociedade de forma a contribuir para a preservação do patrimônio arqueológico, histórico, natural e cultural da região ao proporcionar a troca de conhecimentos e experiências.

As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados e podem ser feitas pelo telefone: (31) 3681-8755 de 12h às 18h ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou ainda, pelo link: https://goo.gl/forms/1qL1Cvtvhhnx8yNH3. Atenção, vagas limitadas.

14/06 (quinta-feira)

14h00 - Abertura: Ângelo Osvaldo Araujo - Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais

14h40 - O Patrimônio arqueológico de Lagoa Santa no cenário Americano - André Prous (Pesquisador Dr. no MHN-JB/UFMG

15h40 - Arqueogenética do povo de Lagoa Santa no haloceno inicial - André Strauss (Prof. Dr. MAE-USP)

16h55 - Discursos e estética na arte rupestre do carste de Lagoa Santa/MG - Alenice Baeta (Pós Doutora em Arqueologia – Setor de Arqueologia da FAFICH-UFMG)

Exposições: Rota das Doceiras e Artesanatos da Rota Rupestre

15/06 (sexta-feira)

9h00 - O IPHAN, a arqueologia e o licenciamento ambiental na região de Lagoa Santa - Célia Maria Corsino (Superintendente do IPHAN-MG)

10h00 - Cerâmicas arqueológicas e história indígenas: um estudo de caso em Minas Gerais - Gilmar Henriques (Mestre em Arqueologia pelo MAE-USP)

11h00 - A mineração colonial de ouro nas margens do rio das Velhas - Marcio Walter Moura Castro (Mestre em Arqueologia pelo MAE-USP)

13h10 - Peter Lund: O sábio de Lagoa Santa - Castor Cartelle (Prof. Dr. da PUC-MG)

14h10 - Saúde e modo de vida dos primeiros habitantes de Lagoa Santa - Rodrigo Elias (Pesquisador do Instituto de Biociências da USP)

15h30 - CAALE: Desafios e perspectivas na proteção e divulgação do patrimônio arqueológico de Lagoa Santa - Rosângela Albano Silva (Arqueóloga, Diretora do CAALE)

16h00 - Educação Patrimonial: conceitos e diretrizes - Carlos Henrique Rangel (Historiador, ex-Diretor de Promoções do IEPHA-MG)

Cerimonia Medalha Lund

A solenidade acontece no dia 14 de junho de 2018, às 19h30, no Auditório José Marcos Sobrinho. Na ocasião serão agraciados 30 cidadãos que muito colaboraram para o desenvolvimento de Lagoa Santa, destacando a relevância do nosso patrimônio histórico, cultural e científico.