No dia 30 de junho foi lançado durante a cerimônia de inauguração do Novo Centro Administrativo da Prefeitura de Lagoa Santa o novo modelo de gestão do transporte sanitário do município, o Chegar Bem. Serão 24 veículos e um micro ônibus para o transporte dos pacientes.

A Prefeitura não tem medido esforços para melhorar o sistema de saúde do município. As pessoas que necessitam de atendimento médico em Belo Horizonte contam agora com o “Expresso Saúde”, um ônibus totalmente adaptado às necessidades dos pacientes que irá transportá-los à capital.

O Expresso Saúde faz parte do Projeto Chegar Bem da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Santa. Trata-se de uma reorganização do transporte sanitário do município, por meio da ampliação da frota, reforma e adaptação dos veículos que garantem conforto e segurança aos usuários.

O ônibus, todo adaptado, vai transportar os pacientes com necessidades especiais, em tratamento oncológico, consultas especializadas e exames. Os usuários serão acompanhados sempre por um técnico de enfermagem durante todo o trajeto.

O transporte será realizado de segunda a sexta em escala de dois turnos, saindo da sede da Prefeitura, percorrendo o itinerário pré-estabelecido pela Secretaria de Saúde. A previsão é que o serviço tenha início ainda na primeira quinzena de julho.

O Secretário Municipal de Saúde, Gilson Urbano, informou que a principal meta do Projeto Chegar Bem é reduzir em 50% o cancelamento de consultas especializadas e exames que devem ser realizados na capital.

Segundo ele, os pacientes deixam de realizar os procedimentos por dois motivos: falta de transporte e desconhecimento do local de atendimento. “Com o Expresso da Saúde passaremos a garantir com mais eficiência o acesso dos mais necessitados à saúde”, afirmou.

O Projeto Chegar Bem conta com 24 veículos, além do ônibus, são motos, pick ups, ambulâncias e carros. Alguns com adaptações para atender aos pacientes de hemodiálise e urgência e emergência.