O novo modelo de saúde do município de Lagoa Santa, o CUIDAR, foi lançado na última sexta-feira,5, no auditório da Escola Municipal Professora Claudomira.

Mais de 300 pessoas acompanharam o lançamento do programa CUIDAR (FOTO)
Marco fundamental do programa foi lançado no CUIDAR Centro (FOTO)
O CUIDAR é o novo programa de promoção e proteção da saúde implantado no município de Lagoa Santa e tem como principal objetivo prevenir as doenças, conhecer as necessidades de cada região do município e oferecer serviços de saúde de forma ágil e eficaz.

Com o novo modelo, cada bairro terá como referência uma unidade do CUIDAR e, neste local, serão atendidos desde o recém-nascido até o idoso. Caso seja necessário, o usuário será encaminhado para a Policlínica de sua região, onde será atendido por profissionais de diversas especialidades.

Durante o lançamento do CUIDAR, o Vereador Geraldo Corrêa enfatizou que o programa é uma grande mudança na área da saúde do município. “O Cuidar está dando início a uma nova vida na área da saúde de Lagoa Santa. É reflexo de uma administração moderna, inteligente, que tem compromisso, dedicação e amor à toda a população de Lagoa Santa” , disse.

Para O Promotor de Justiça Dr. Adriano de Oliveira Cândido o CUIDAR vai melhorar o atendimento a saúde na cidade. “Como Promotor de Justiça e com a incumbência da Procuradoria dos Direitos da Saúde fico muito feliz com este projeto. Quero parabenizar o prefeito Rogério e o secretário Gilson Urbano por este projeto que irá melhorar a saúde do povo de Lagoa Santa”.

A Representante da Secretaria de Estado da Saúde Maria Heloísa Rodrigues Vieira disse que o programa está totalmente vinculado à política do Estado. “O CUIDAR tem como foco principal o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e vem de encontro aos projetos estaduais porque a Atenção Primária é responsável por mais de 80% dos atendimentos da saúde. Colocamos a Secretaria de Saúde do Estado à disposição”, finalizou.

O Secretário de Saúde Gilson Urbano enfatizou que o CUIDAR faz parte de uma mudança estrutural e gerencial na área da saúde. “È uma mudança no modelo de gerenciamento da saúde. Considero muito positivo a aderência dos profissionais da área ao Projeto Cuidar. Precisamos continuar a caminhada, isto é somente o começo”, disse.

Para o Prefeito Rogério Avelar “O CUIDAR é um modelo que vai revolucionar a saúde com um atendimento melhor e digno à população de Lagoa Santa e reflete a importância da gestão compartilhada com o propósito único da função social”.

Quatro Policlínicas
Dentro do Programa CUIDAR a cidade foi dividida em quatro regiões: Leste, Oeste, Norte e Sul, onde foram instaladas as policlínicas regionais. Cada região terá a sua Policlínica Regional de referência, para onde o usuário será encaminhado pela equipe do CUIDAR do seu bairro para atendimento por profissionais de diversas áreas. Com as Policlínicas os serviços de saúde serão descentralizados e estarão mais perto da população.

{morfeo 3}