A Secretaria Municipal de Saúde inicia, a partir da próxima segunda-feira, 20, a campanha de vacinação contra o HPV e a meningite C nas escolas públicas e privadas de Lagoa Santa.

Para a imunização contra o HPV é necessário a aplicação de duas doses da vacina, com seis meses de intervalo entre elas. Este ano serão vacinados contra o HPV meninos de 12 a 13 anos. Lembrando que a vacina contra o HPV está disponível na rede pública para meninas de 9 a 14 anos. O vírus do HPV é altamente contagioso e a transmissão acontece principalmente pelo contato sexual.

Já a vacina contra meningite C será destinada a meninos e meninas com idade entre 12 a 13 anos, em dose única.  Até 2016, a vacina contra meningite C estava disponível apenas para crianças menores de 2 anos. Segundo o Ministério da Saúde a doença é considerada grave e de rápida evolução.

A equipe de imunização da Secretaria de Saúde vai percorrer todas as escolas do município no mês de março. Além disso, as vacinas contra o HPV e a meningite C estarão disponíveis nos Postos de Vacinação do Campinho, Moradas da Lapinha, Palmital, Centro, Jardim Ipê e Aeronautas.

Calendário de vacinação

HEPATITE A – A vacina hepatite A passa a ser disponibilizada para crianças até 4 anos de idade. Antes, a idade máxima era para menores de 2 anos. Essa vacina é altamente eficaz, com taxas de soroconversão de 94% a 100%.

TETRA VIRAL (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) – Em 2017, para as crianças, há ampliação da oferta da vacina tetra viral, passando a ser administrada de 15 meses até quatro anos de idade. Antes era administrada na faixa etária de 15 meses a menor de dois anos de idade.
HPV – Também será ofertada, a partir de 2017, para meninos de 12 a 13 anos. Desde 2014, a vacina é oferecida para meninas de 9 a 13 anos. Agora, o público-alvo incluirá também meninas de 14 anos.

MENINGOCÓCICA C – O Ministério da Saúde também passou a disponibilizar a vacina meningocócica C (conjugada) para adolescentes de 12 a 13 anos. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos crianças e adolescentes com 9 anos até 13 anos.

dTpa ADULTO – A vacina de difteria, tétano e coqueluche (acelular) tipo adulto passa a ser recomendada para as gestantes a partir da 20ª semana de gestação. As mulheres que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação, devem receber uma dose de dTpa no puerpério, o mais precoce possível.

TRIPLICE VIRAL (sarampo, caxumba e rubéola) - Outra alteração se deu para a vacina tríplice viral, com a introdução da segunda dose para a população de 20 a 29 anos de idade. Anteriormente, a segunda dose era administrada até os 19 anos de idade.