A X Conferência Municipal de Saúde e 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde aconteceram nos dias 20 e 21 de julho, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund. A parte da manhã, do primeiro dia, foi marcada pela capacitação dos delegados, servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A qualificação dos participantes foi realizada por Tadahiro Tsubouchi, advogado e colaborador do Núcleo de Direito Sanitário do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, e também por Lurdes Machado, psicóloga e Conselheira Estadual de Saúde do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais.

Como parte do treinamento discutiu-se o eixo temático central: “O SUS de Lagoa Santa, descentralizar para conhecer, regionalizar para governar e ampliar a clínica para cuidar”.

Na parte da tarde, a X Conferência de Saúde foi aberta oficialmente com a apresentação cultural do Coral Clube Social da Terceira Idade. Gilson Urbano, secretário de Saúde fez o pronunciamento oficial, reafirmando que “o atual governo tem por meta reestruturar as políticas e programas de saúde visando manter o compromisso assumido pela gestão de garantir o acesso aos serviços de saúde e de mantê-los com qualidade e eficiência.”

A palestra principal com o tema: “SUS – Conhecer para Defender” foi ministrada pelo Professor e Sanitarista Nery Cunha Vital da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva, esteve presente e reforçou a importância da participação dos trabalhadores, usuários e gestores na efetiva construção do sistema de saúde. "Valorizar cada opinião e realizar uma escuta qualificada é fazer dela uma ferramenta de mudanças e melhorias. Não podemos perder os direitos que já temos. O SUS não pode e nem deve parar”, enfatiza.

O público ainda presenciou a apresentação musical de usuários da saúde mental e a exposição de trabalhos decorativos do Caps I, Caps AD. Estiveram presentes o vereador presidente da Comissão de Saúde na Câmara Municipal, Dr. Neil e representantes dos vereadores, de associações da sociedade civil e servidores municipais da Saúde.

O segundo dia da X Conferência Municipal de Saúde começou animado com uma aula de ginástica laboral. Em seguida iniciou-se a dinâmica das salas temáticas compostas por facilitadores, coordenadores e relatores que realizaram exposições e debates a respeito de assuntos pertinentes à saúde.

Os temas tratados foram:

• Atenção Primária à Saúde e Saúde da Mulher;
  • Assistência Farmacêutica;
  • Saúde Mental;
  • Diversidade e Gênero;
  • Controle Social e Financiamento do SUS;
  • Vigilância em Saúde;
  • Gestão do Trabalho;
  • Educação e Humanização em Saúde, e
  • Atenção Especializada / Hospitalar.

Com o fim dos debates, os participantes das salas temáticas  discutiram as diretrizes e metas para compor o Plano Municipal de Saúde. As propostas foram encaminhadas para a plenária final, quando foram lidas e votadas pelo pleno da conferência.

Para Gilson Urbano, secretário de Saúde, “contar com pessoas e profissionais capazes de discutir e sugerir novas ações e práticas na saúde é fundamental para a construção do SUS que queremos” finaliza.

Prestigiaram a conferência, Patrícia de Oliveira, diretora do Núcleo de Judicialização da Saúde, representando a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, João Pedro Laurito, superintendente de Gestão Hospitalar de Contagem, Marcelo Henriques de Alcântara, diretor municipal de Vigilância em Saúde, Ermelina de Fátima Melo, do Consórcio Mulheres das Gerais e demais servidores da gestão da Secretaria de Saúde.