A Prefeitura de Lagoa Santa por meio da Secretaria de Saúde intensifica as ações de prevenção contra as arboviroses, doenças transmitidas ao homem por picadas de mosquitos, por meio de ações conduzidas pelos Agentes de Controle a Endemias e Agente Comunitários de Saúde, com a finalidade de reduzir as epidemias.

Segundo dados do Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o mês de outubro registrou 873 novos casos prováveis (confirmados e suspeitos) de Dengue. Esse número é 19% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando havia encerrado com 732 casos da doença.

O balanço mostra que de 1º de janeiro a 30 de outubro, Minas Gerais já soma 27.045 casos prováveis da doença. Nos próximos meses, com a chegada do verão, o número pode aumentar, por isso é preciso redobrar os cuidados para eliminar os focos do Aedes aegypt, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. O verão é a época do ano marcada pelas chuvas e com o acúmulo das águas em locais impróprios, o mosquito se prolifera e rapidamente a transmissão acontece.

Por essa razão, a prevenção torna-se essencial e ela não é responsabilidade apenas do poder público. A população também precisa fazer sua parte cuidando de suas casas e espaços públicos. As pessoas precisam se educar para agirem no seu dia-a-dia de forma consciente e responsável. São atitudes simples que fazem a diferença.

A melhor forma de prevenir estas doenças é a eliminação do vetor. Como não existem vacinas ou medicamentos que impeçam a contaminação, é necessário diminuir a quantidade de mosquitos que circulam nos ambientes.

O cuidado para evitar a sua proliferação deve ser feito por todos. Eliminar garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de tampar recipientes que acumulam água como caixas d'água e piscina, são fundamentais para este controle.

 

EDUCAÇÃO COMO ALIADA

 

As ações de promoção da saúde, mobilização social, são executadas com foco em toda a comunidade escolar com o Programa Saúde na Escola (PSE), que tem por objetivo mobilizar crianças e jovens no sentido de promover condições de combate aos vetores transmissores das doenças.

Com essas ações busca-se empoderar os alunos como agentes de transformação e replicadores da conscientização da família, dos vizinhos e assim sucessivamente. Ressaltamos a relevância da proposta no sentido de conduzir a população a assumir sua responsabilidade, de forma participativa e eficiente em relação a importância do compromisso de todos nesta luta.

Não há a meios possíveis de controlar a dengue e as demais arboviroses sem que a população assuma a tarefa de cuidar da sua saúde, de cuidar da sua casa, do seu bairro e da sua cidade.

 

Informações atualizadas sobre a Dengue, Chikungunya e Zika no Brasil acesse:

Semana Nacional de combate ao Aedes aegypti conscientiza sobre prevenção: https://goo.gl/NZvjCj

Governo Federal convoca postos de saúde, de assistência social e escolas para combater o mosquito antes do verão: https://goo.gl/dbp44g

Boletim Epidemiológico: https://goo.gl/1TcEn7

 

 FlyerGeraSaude Dengue 15x21cm 1