OUVIDORIA SAÚDE

Para melhorar ainda mais os cuidados com a população, disponibilizamos um canal de participação e acolhimento, onde qualquer pessoa pode colaborar com o aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pelo SUS. A Ouvidoria Municipal do SUS recebe e responde em até 7 dias úteis reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS. Disponibilizamos os seguintes canais:

• Internet - Formulário web no link: http://ouvprod02.saude.gov.br/ouvidor/CadastroDemandaPortal.do ou email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Telefone: 136 (Disque Saúde - ligação gratuita) ou 3688-1378.

O Disque Saúde 136 funciona 24 horas; de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h, o cidadão pode falar diretamente com o atendente. Fora desses horários, as informações são disponibilizadas pela Unidade de Resposta Audível (URA), com informações gravadas.

• Atendimento presencial – no Centro Administrativo da Prefeitura de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e 13h às 16h.

Quando procurar a Ouvidoria do SUS?

A manifestação deve ser registrada sempre que o cidadão:

• Solicitar assistência (Ex: consultas, atendimentos, tratamentos, exames, medicamentos);
  • Relatar uma insatisfação (Ex: insatisfação com algum profissional de saúde, demora no atendimento, falta de material na unidade de saúde, falta de medicamento, etc.);
  • Denunciar uma irregularidade (Ex: não cumprimento de carga horária pelo profissional de saúde, cobrança por procedimentos cobertos pelo SUS, negligência médica, etc.);
  • Obter uma instrução, orientação, esclarecimento ou ensinamento relacionado à saúde (Ex: funcionamento do SUS, como conseguir medicamentos pelo SUS, Sistema de Regulação, etc.);
  • Registrar elogios e/ou sugestões relacionados à saúde (Ex: elogiar o atendimento recebido / o profissional que o atendeu, sugerir a Inclusão de medicamento no SUS / contratação de profissionais, etc.).

Fonte: Ministério da Saúde

OuvidoriaSaude