Professores e pedagogos da rede municipal de Lagoa Santa assistiram à palestra sobre o ensino da ortografia ministrada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco, Arthur Gomes de Moraes. Ele mostrou as muitas possibilidades de se trabalhar a escrita em sala de aula. O Encontro aconteceu na terça-feira – 17 de outubro, na Escola Municipal Professora Claudomira.

Durante o encontro, os professores debateram maneiras de ensinar a ortografia de maneira lúdica e tornando a aprendizagem mais descontraída. O palestrante também ensinou que o professor deve usar a escrita como objeto de avaliação e, a partir dela, descobrir formas variadas de trabalhar com os alunos. “Avaliando a ortografia, ele vai aprender que a metodologia utilizada para um aluno, pode não ser a mais indicada para outro, devido à diferença nas percepções cognitivas deles”, explicou.

Outro método aprendido na palestra foi o exercício da reflexão. O professor Arthur falou sobre a importância de se fazer com que o aluno reflita sobre a construção das palavras. “É necessário que ele entenda as regras, para que, então, saiba o porquê de se utilizar uma palavra ao invés de outra”, finalizou.

Segundo a coordenadora de projetos educacionais de Lagoa Santa, Joaquina Duarte, a palestra foi muito enriquecedora. “Arthur mostrou a importância de se ensinar a ortografia de forma contextualizada, ligando as aulas à realidade do aluno, de forma que a escrita da língua portuguesa seja inserida no meio social de cada um”, afirmou.

Essa palestra é parte do Programa de Formação Continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino de Lagoa Santa. Regularmente, a Prefeitura realiza encontros de educadores para melhores formas de ensino. De acordo com a secretária municipal de Educação, Nila Alves de Rezende, os resultados têm sido bastante positivos nos indicadores de aprendizagem da rede de ensino municipal.

Ascom – Prefeitura Municipal de Lagoa Santa